A BKR celebra 62 anos de Paço do Lumiar com investimentos e ações
Empresa também promove ações sociais que geram emprego, formação profissional e incentivo à leitura.
BKR celebra 62 anos de Paço do Lumiar: Já foram investidos R$ 97 milhões para a ampliação dos sistemas de abastecimento
Empresa também promove ações sociais que geram emprego, formação profissional e incentivo à leitura
Neste sábado (14.01) a cidade de Paço do Lumiar faz aniversário de 62 anos. Fundada pelo padre Luís Figueira, a cidade entrou para história como uma das mais antigas localidades do Maranhão, e é conhecida também pelos seus sítios arqueológicos.
A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto desde 2015, presta sua homenagem ao município e a seus mais de 125 mil moradores.
Em oito anos da concessão, a companhia já investiu R$ 97 milhões para a ampliação dos sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgoto, e apresenta conquistas importantes para os moradores.
Até 2014, apenas 40,9% da população da cidade de Paço do Lumiar recebia água potável regularmente.
Com as obras realizadas pela BRK nos últimos anos, o atendimento foi ampliado para 60% da população.
“Desde que chegamos aqui, temos investido com muito carinho na cidade, que, por sua vez, tem nos acolhido muito bem”, disse Otávio Junqueira Ayres de Souza, Diretor da BRK Ambiental.
“Em retribuição, além das obrigações contratuais, também contribuímos com ações sociais junto à comunidade, que têm impactos reais no dia a dia dos moradores, como formação profissional e incentivo à leitura”, destacou.
Até o momento foram implantados 874 quilômetros de redes de água, com produção diária de 112 mil litros de água, a instalação de mais de 82 mil hidrômetros, além de 198 PTP (poços) reformados e urbanizados.
A BRK também construiu 06 Centros de Reservação, transformando a realidade dos moradores luminenses.
A concessionária também está presente no Maranhão em São José do Ribamar, que juntamente com Paço do Lumiar, atende 320 mil habitantes. São 330 funcionários empregados pela BRK nas duas cidades.
Ações Sociais da BRK em Paço do Lumiar
A BRK tem como compromisso levar o saneamento para muito além do básico.
Nesse período, a companhia investiu na geração de emprego e renda aos moradores de Paço do Lumiar, e promoveu o Curso de Encanador, em parceria com o sistema FIEMA/SENAI.
O objetivo foi treinar alunos para a elaboração de projetos de instalações hidrosanitárias, planejamento e orçamento, técnicas de segurança do trabalho visando as normas da ABNT e a relação com a qualidade e o meio ambiente.
Para a formação da turma, o Curso de Encanador BRK contou com um processo seletivo, que, dentre os pré-requisitos, estava o de ser morador do município.
O curso 100% gratuito, teve carga horária de 160 horas, incluindo aulas teóricas e práticas, dentre elas, hidráulica, instalação de água, de esgoto e de águas pluviais e instalações de sistemas hidráulicos de combate a incêndio.
Ao final, todos os 80 alunos receberam certificados emitidos pelo SENAI. A companhia também usa o curso como celeiro de suas contratações. Desde a primeira turma, foram mais de 30 alunos contratados pela empresa.
A concessionária também realizou o projeto Mulheres Mais Renda, em parceria com a Rede Asta, voltado para costureiras do município.
A Rede Asta é uma organização social que, há 16 anos, trabalha o empreendedorismo feminino, treinamentos e a conexão de produtoras de baixa renda com o mercado.
O projeto teve dois grandes objetivos: A geração de renda para as 30 costureiras da região, que produziram 16.800 absorventes de tecido reutilizáveis, e a doação desses absorventes a 4.200 mulheres e adolescentes em situação de vulnerabilidade, e que não tem recursos para comprá-los.
A parceria com a BRK permitiu levar proteção e saúde a estas mulheres e mitigar os efeitos da pobreza menstrual.
Outra iniciativa apoiada pela companhia, incentivou a leitura de crianças em escolas públicas de Paço do Lumiar.
A concessionária promoveu o Concurso de Desenho BRK, que teve como premiação pela participação, a doação da BiblioMóvel, uma biblioteca com 500 livros para cada uma das oito escolas vencedoras da cidade.
O projeto foi realizado em parceria com a Companhia da Cultura.