Governo e Prefeitura se manifestam sobre a segurança na transmissão dos jogos
Após o jogo dessa segunda-feira (5), foram registrados assaltos e brigas, no Centro Histórico; segundo os órgãos, a segurança estará garantida para partida de sexta-feira (9).
O que era pra ser só festa, alegria e diversão, acabou com cenas lamentáveis, após o jogo da Seleção Brasileira, pela Copa do Mundo do Catar, no último dia 5 de dezembro, na praça Nauro Machado, no Centro Histórico.
O jogo estava sendo transmitido, pela Prefeitura de São Luís, ao público por meio de telões. Antes e após o jogo, várias atrações culturais se apresentaram.
Porém, após o jogo, a confusão começou. Vídeos postados nas redes sociais mostram momento que várias pessoas passam correndo, gritando e brigando. Nas publicações, eles reclamam de assaltos e roubos na área.
A Wenhyacarvalho comentou: “Por isso que fico na minha casinha… Deus proteja e nos livrae de todas as armadilhas do inimigo”.
Outro internauta, o Olodumfrazao postou: “Eu mesmo em hipótese alguma, eu saio do conforto da minha casa pra ir assistir jogos no reviver ou mesmo aqui na casa do vizinho, justamente pra não correr esse risco”.
Mikeias_saldanha comentou: “Fui conhecer o lugar onde estava acontecendo várias atrações artísticas e me decepcionei com tanto vandalismo, arrastões, e etc ! Parecia cena de terror … muito triste”.
A estudante Márcia Lis, defendeu. “Essa confusão aí foi depois que o evento acabou. Povo vai para as festas só pra bagunçar”.
Questionamos para a Prefeitura, se a transmissão dos jogos vai continuar. Vale lembrar que o próximo jogo da Seleção Brasileira está marcado para o próximo dia 9 (sexta-feira), e perguntamos se haverá uma estratégia ou esquema de segurança reforçado para garantir e preservar a vida de quem foi ao local para se divertir.
O órgão enviou uma resposta através de uma nota. Veja na íntegra:
A Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc) informa que, durante a transmissão dos jogos do Brasil na Praça Nauro Machado, a segurança no local é reforçada pelo Grupamento de Apoio ao Turismo (GAT) da Guarda Municipal de São Luís que coíbe conflitos e ações criminosas, com patrulhamento no Centro Histórico e em todo o entorno. A Polícia Militar também é responsável pela segurança na região e possui um Batalhão de Turismo instalado no local.
Entramos em contato com o Governo do Estado e perguntamos sobre o efetivo de policiais no local. Recebemos nota sobre a atuação da polícia. Veja também na íntegra:
A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) informa que, na noite da última segunda-feira (5), no Plantão das Cajazeiras, foram registradas sete ocorrências de roubo/furto na região do Centro Histórico de São Luís.
A Secretaria de Segurança Pública (SSP-MA) destaca que o policiamento na região é realizado rotineiramente com o auxílio de veículos e motos para garantir a segurança, também, nas áreas adjacentes, e evitar ocorrências. Em dias de jogos, tem sido reforçada a segurança no local com 100 policiais militares a pé, além de motos e viaturas em pontos estratégicos.
Para o próximo jogo, que será realizado na nesta sexta-feira (09), serão empregados disciplinadores para aumentar a segurança do público, com um total de 150 pm’s em ação.