ESCRITORA MARANHENSE

Escadaria do Fórum de São Luís ganha pintura em homenagem à Maria Firmina

A imagem pintada na escadaria é do artista Gil Leros.

A programação de inauguração também encerrou as atividades presenciais do Fórum. (Foto: Divulgação/Josy Lord)

A escadaria principal do Fórum Des. Sarney Costa (Calhau) ganhou, nessa segunda-feira (19), a imagem da escritora maranhense Maria Firmina dos Reis, pintada pelo artista visual Gil Leros. 

A homenagem feita pela Corregedoria Geral de Justiça do Maranhão, em parceria com o Sindicato dos Servidores do Judiciário (Sindjus-MA), lembra o bicentenário de nascimento da primeira romancista negra do Brasil.

A iniciativa integra as ações do Comitê de Diversidade do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). A obra de arte passa a integrar a série de diferentes criações artísticas que ilustram ruas, prédios, escadarias e outros espaços públicos da cidade.

O corregedor geral de Justiça, desembargador Froz Sobrinho, disse durante a inauguração da obra de arte que a imagem da escritora ilustrando a escadaria do maior Fórum de Justiça do Maranhão é representatividade, significa a proximidade do judiciário com o cidadão.

O desembargador lembrou que cerca de cinco mil pessoas têm acesso todos os dias ao Fórum da capital e que a pintura da romancista maranhense ocupa um espaço estratégico de grande visibilidade para quem chega ao prédio ou simplesmente passa na avenida que fica em frente ao Fórum.

Gil Leros disse que demorou três noites para, junto com sua equipe desenhar e pintar a imagem na escadaria. A principal dificuldade, segundo o artista visual, foi o fato de não existirem fotografias ou imagens reais da escritora e que ele precisou recorrer às descrições feitas por biógrafos para realizar o trabalho artístico.

Para escolher as cores do desenho, o artista conta que utilizou o azul que já é uma marca de suas obras; o coração na cor vermelha, que é um símbolo aplicado em outros espaços culturais; o verde e o amarelo têm uma ligação com elementos de construção nacional que a escritora representa.

A programação do dia foi encerrada com a apresentação do coral formado por 53 crianças da Escola Comunitária Amiguinhos De Jesus, da Vila Mauro Fecury. A cantata natalina do coral infantil também encerrou as atividades presenciais do Fórum de São Luís em 2022.

Acompanhe e siga nossas redes sociais:
InstagramTwitter Facebook, além de compartilhar e comentar. Denúnciavídeosfotos sugestões: Mande no Whatsapp – (98) 99144-5641

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias