SANEAMENTO

Veja principais causas de entupimento de esgoto e saiba como evitar essa situação

O entupimento da rede coletora de esgoto é o grande vilão do bom funcionamento do sistema de esgotamento sanitário.

Equipes da BRK que vão entrar em campo com o programa “Saneamento Legal” que visa orientar clientes sobre manutenção adequada do esgoto. (Foto: Divulgação)

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Paço do Lumiar e São José de Ribamar, trabalha continuamente na conscientização de seus clientes sobre o uso correto das redes de esgoto.

O entupimento da rede coletora de esgoto é o grande vilão do bom funcionamento do sistema de esgotamento sanitário.

A interligação irregular da água de chuva na rede de esgoto somado ao lançamento incorreto de lixo nas ruas e na própria rede, aumentam as possibilidades de extravasamento e retorno do esgoto em imóveis e vias das cidades.

Isso traz prejuízos para toda a população e provoca, além do mau cheiro, o risco de doenças, como epidemias de febre tifoide, cólera, disenterias, hepatite infecciosa e inúmeros casos de verminoses, que podem ser transmitidas pelo contato com os detritos.

Para evitar esse cenário, a prevenção ainda é o melhor caminho. E para ajudar a identificar esse tipo de ligação irregular, que muitas vezes é feita sem o conhecimento do proprietário do imóvel, a BRK lançou o programa Saneamento Legal.

O objetivo é alertar e orientar os moradores sobre a irregularidade da ligação das redes de água pluvial e esgoto, e os transtornos que essa ligação ilegal pode causar.

Segundo Jefferson Alves, Gerente de Operação da BRK Ambiental no Maranhão, as equipes da empresa percorrerão as residências explicando a importância do programa.

Com a permissão dos moradores irão realizar vistorias das instalações, identificando a possível contribuição de água de chuva no sistema de coleta de esgoto, a fim de prevenir e reduzir eventuais transtornos, tais como: Obstrução de redes, retorno de efluentes para dentro de imóveis e extravasamentos.

Para o início do programa foram selecionados os seguintes bairros e condomínios: Portal do Paço, Cidade Verde, Turiúba, Nova Terra, Maiobão e Condomínio Dahma, os quais concentram cerca de 17 mil residências. Posteriormente, será expandido para as demais localidades.

Durante a vistoria a concessionária checa os ralos e calhas com o uso de corantes e testes de fumaça, para confirmar se a água da chuva está sendo enviada de forma correta para a galeria de água pluvial ou irregularmente para a rede de esgoto.

Caso a interligação irregular se confirme, o morador recebe uma notificação para fazer as adequações necessárias, que é de responsabilidade do proprietário do imóvel.

Outro grande problema são as obstruções da rede de esgoto provocadas pelo descarte indevido de materiais como plásticos, fio dental, brinquedos, latas e garrafas, fraldas e absorventes, entulhos de construção e o óleo de cozinha, que não se dissolve na água e contamina a água e o solo.

Além disso, quando o óleo resfria, ele endurece e se acumula nas paredes dos encanamentos, bloqueando o fluxo de água.

Para se ter uma ideia do tamanho do desafio, somente em 2021, a BRK retirou mais de 102 toneladas de lixo do sistema de esgoto dos dois municípios maranhenses que atende.

E apesar do foco da concessionária no trabalho preventivo, foram mais de 1500 de ordens de serviço destinadas à limpeza de rede e obstruções.

Com esse trabalho, será possível orientar a população do uso correto da ligação de esgoto e assim, melhorar cada vez mais o funcionamento do sistema.

“O sistema de esgotamento sanitário foi projetado para receber exclusivamente o efluente doméstico, qualquer outro volume não previsto poderá sobrecarregar a rede, impedir a passagem normal do efluente e provocar o retorno do esgoto para dentro das casas causando diversos transtornos para seus moradores.”, finaliza Jefferson.

A dica para quem estiver com o esgoto entupido é investigar e descobrir se a situação ocorre dentro ou fora de casa.

A BRK deve ser acionada para desentupir o esgoto caso o problema esteja acontecendo nas vias públicas. Porém, se o esgoto entupido for dentro do imóvel, é preciso chamar profissionais especializados para realizar o serviço.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias