Passarelas da Ponte do São Francisco vão ser interditadas
O objetivo dessas ações é garantir a segurança das estruturas para quem trafega nos locais.
Na cidade de São Luís, equipes da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) estiveram na Ponte José Sarney, conhecida popularmente como Ponte do São Francisco, neste domingo (6).
A ponte liga o bairro do São Francisco ao Centro da cpaital maranhense. Logo após a realização de uma vistoria no local, foi feito uma interdição parcial.
Apesar disso, na manhã desta segunda-feira (7), o local já foi liberado para o trânsito de veículos em ambos os sentidos. Segundo especialistas que periciaram a área, não houve necessidade de interditar a via de rodagem.
Especialista em Estruturas, Eduardo Aguiar, explicou a condução das ações. “Realizamos uma avaliação inicial da estrutura e, agora, os ensaios, para que possamos fundamentar o parecer e trabalhar um projeto de recuperação dessa estrutura. Vamos solicitar a intervenção das passarelas, onde há um risco pontual de problemas. Em relação à via de rodagem dos veículos, não há necessidade de ser interditada”, disse.
Sobre os serviços que serão executados, ele informou que haverá definição após análise do relatório da avaliação.
A ponte, que recebe grande fluxo de carros, ciclistas e pedestres diariamente, foi interditada para receber reparos na infraestrutura no trecho da cabeceira e nas passarelas.
O objetivo foi realizar vistoria no local e definir um cronograma de ações a serem executadas na estrutura. Engenheiros projetistas fizeram análise técnica no local para compor relatório que servirá à elaboração do projeto de recuperação estrutural.
“Estamos com equipamentos de fora do estado, na fase de elaboração de um projeto que devemos concluir até final deste mês e, assim, iniciarmos os trabalhos o mais rápido possível”, informou o secretário de Estado de Infraestrutura (Sinfra), Aparício Bandeira.
O secretário adjunto de Gestão Civil da Sinfra, Fabiano Junqueira, ressaltou que, além da Ponte São Francisco, outras estruturas de concreto armado do estado recebem vistoria regular e citou viadutos, as pontes Bandeira Tribuzzi e a Governador Newton Bello.
O objetivo dessas ações é garantir a segurança das estruturas para quem trafega nos locais.