EM SÃO LUÍS

O SESI Itinerante promove atendimento médico na Comunidade do Maracanã

Atendimento foi no último final de semana, dias 5 e 6 de novembro.

Além dos serviços de saúde, a programação incluiu oficinas de enfeites natalinos e pintura facial para a criançada. (Foto: Divulgação)

Uma das localidades com forte apelo cultural do município de São Luís, o bairro do Maracanã, recebeu, no último final de semana, 5 e 6 de novembro, a caravana do SESI Itinerante, que promoveu para a comunidade rural uma série de atendimentos gratuitos na área da saúde, promoção da saúde e cultura.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e diretor regional do Serviço Social da Indústria (SESI-MA) acompanhou a iniciativa.

O SESI Itinerante estacionou na sede do batalhão de ouro, um dos grupos de bumba-meu-boi mais tradicionais de São Luís, o Bumba-Meu-Boi de Maracanã, para oferecer diversos serviços de saúde para a população do bairro e adjacências. 

Nas unidades móveis do SESI, foram disponibilizados serviços de odontologia, clínica médica, pediatria, oficina de nutrição, oftalmologia, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e vacinação contra a Covid-19.

Além dos serviços de saúde, a programação incluiu oficinas de enfeites natalinos e pintura facial para a criançada. 

Cleonice dos Santos Silva, 35 anos, explicou que, diante da dificuldade de conseguir uma consulta médica na rede pública de saúde, a ação do SESI é muito bem-vinda, pois complementa a carência da política pública na zona rural de São Luís.

“No posto de saúde, a gente marca o atendimento, mas falta material e demora muito. Aqui no SESI o atendimento é excelente, já fui ao dentista e ao médico de vista, e de tarde vou trazer os meninos para consultar também”, disse a pescadora, mãe de três filhos.   

No primeiro dia da ação, a também moradora do Maracanã, Kátia Alves Viana, 29 anos, levou a filha Ane Gabriele, 6 anos, ao SESI Itinerante em busca de especialistas em pediatria e odontologia, e ainda aproveitou para fazer um check-up no dia seguinte.

“Hoje é ela, amanhã sou eu! Achei, aqui, uma forma muito mais fácil e simples de consultar, de me locomover de casa pra cá e de fazer os procedimentos que ainda eu não tinha conseguido em outros lugares.” 

A edição do SESI Itinerante no Maracanã ainda levou novidades à comunidade, mesclando o sabor das receitas do Programa SESI Alimentação e Nutrição com a tradição do paraíso da juçara, nome pelo qual o bairro do Maracanã é conhecido.

Em uma oficina, foi desenvolvida uma receita de bolo funcional, preparada com o fruto, mostrando o aproveitamento integral da juçara e oferecendo à população uma variedade de cardápio para quem deseja empreender na área de alimentos.  

“O SESI está fazendo esse trabalho especial na área da saúde, atendendo a população com serviços médicos, odontológicos, com o SESI Alimentação e Nutrição, ensinando como aproveitar determinados produtos típicos da região e que às vezes são desperdiçados, prestando uma série de serviços à comunidade que tanto precisa desses atendimentos”, ressaltou Celso Gonçalo, vice-presidente executivo da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), que acompanhou a iniciativa no Maracanã. 

Ao todo, 830 pessoas participaram do SESI Itinerante no Maracanã e 1.385 atendimentos foram realizados em apenas dois dias de ação.

A próxima parada da caravana do SESI será no bairro Jaracaty, nos próximos dias 11 e 12 de novembro, das 8h às 17h, no Viva Jaracaty.

Oftalmologia, odontologia, consultas clínicas, pediatria, ações culturais, pintura na pele, recreação, oficinas natalinas e de alimentação saudável, vacinação estão entre os serviços confirmados pelo SESI para os dois dias do evento. 

“O SESI Itinerante é um projeto do SESI Maranhão que visa atender municípios de baixo IDH, entre outros, com ações de saúde, promoção da saúde e cultura”, disse a assessora técnica do SESI-MA, Lenildes Silva.

Segundo ela, no Maranhão, atualmente, a caravana do SESI já visitou cinco municípios, levando a ação social para mais de 5 mil pessoas e realizando em torno de 14 mil atendimentos.

“A proposta é sempre proporcionar à população consultas oftalmológicas, com o clínico geral, pediatria, oficinas de reaproveitamento de alimentos, ações de cultura, como oficinas de reciclagem, que é um pouco do que o SESI já faz, e recreação para as crianças. É o SESI no Maranhão levando solidariedade e cuidado pra nossa gente”.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias