FINADOS

Dia para recordar entes queridos

O cemitério do Gavião, do Jardim da Paz e Parque da Saudade celebram a data no dia 2 de novembro, quarta-feira.

Em números absolutos foram registrados de janeiro a outubro 1.241.779 óbitos. (Foto: Reprodução)

A reverência aos entes queridos se intensifica com a chegada do Dia de Finados, 2 de novembro. Em São Luís, cemitérios já vem recebendo visitantes desde a semana passada, muitos delas, porque viajarão no feriado.

Particularmente nesse dia as pessoas enfeitam os túmulos com flores, acendem velas e muitas mandam rezar missas pelos parentes que perderam.

As celebrações religiosas devem ocorrer no dia 2 ao longo do dia, a exemplo do tradicional Cemitério do Gavião, (Praça da Saudade, Centro) e no Jardim da Paz (Estrada de Ribamar), e Parque da Saudade (no Vinhais).

No Cemitério do Gavião, a primeira missa acontece às 7h, e depois elas ocorrem de hora em hora. Também haverá tendas para que as igrejas evangélicas desenvolvam um suporte espiritual.

A administração também estará de olho no trabalho infantil dentro do cemitério. “O Ministério do Trabalho, junto com o Conselho Tutelar, em parceria com a administração do cemitério fará fiscalização para evitar o trabalho infantil no local. Acaba sendo um trabalho muito difícil, porque o cemitério é público e a gente não pode impedir a entrada de ninguém. Então, eles acabam entrando e dizendo que são parentes de alguém ou estão acompanhando alguém, mas a gente está diminuindo essa frequência do trabalho infantil”, disse Sebastião Estrela.

No Jardim da Paz, uma programação especial, com missas e atividades culturais foi planejada para receber as famílias no dia 2. Os portões abrem às 6h. Às 7h terão atrações de boas-vindas com teatro, música, poemas. Às 8h30 acontece a 1ª missa, e às 10h30, a 2ª missa. O Jardim da Paz faz parte do Complexo Salvatore, na Estrada Ribamar, Km 6, São José de Ribamar – MA.

Além do Cemitério do Gavião, existem outros 8 cemitérios públicos na capital (Vila Embratel, Anjo da Guarda, Vila Maranhão, Santa Bárbara, São Cristóvão, Tibiri, Turu e Maracanã, com administração terceirizada pela Prefeitura de São Luís à Empreendimentos São Marcos LTDA). Jardim da Paz e Parque da Saudade também recebem os finados. 

Pelo menos 50 mil pessoas devem passar por esses cemitérios, especialmente no dia 2, baseado no público de 2019.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias