BICENTENÁRIO DE INDEPÊNCIA

Cápsula do tempo enterrada no Obelisco de 1922 em Carolina será aberta

A cápsula será aberta no dia 18 de novembro deste ano, em comemoração ao bicentenário da Independência de Portugal.

A cápsula contém documentos históricos daquele período. (Foto: Divulgação)

Situado na Avenida Getúlio Vargas, em uma das mais tradicionais ruas da cidade de Carolina, no Maranhão, o Obelisco de 1922 foi construído durante as comemorações do Centenário da Independência do Brasil. O monumento abriga uma cápsula do tempo destinada a guardar relíquias da cidade desde sua fundação, em 1859.

Foi durante as festividades do mês de setembro de 1922, com durabilidade de três dias inteiros, que os moradores de Carolina tomaram a iniciativa de encerrar as festas com a construção de um monumento e enterrar dentro dele uma cápsula com documentos importantes da época em que o Brasil completou 100 anos de Independente de Portugal, como forma de comemorar o marco histórico.

A partir dessa ideia dos carolinenses, cartas para o futuro, documentos, jornais impressos com matérias de datas anteriores, o recenseamento da cidade, partituras de músicas compostas na época e outras formas físicas de documentação histórica foram coletadas e guardadas em um “garrafão” para serem redescobertas um século depois.

No dia 18 de novembro do ano de 2022, próxima sexta-feira, um evento acontece em Carolina para a realização da abertura da cápsula do tempo. O conteúdo enterrado há 100 anos será retirado e divulgado ao publico em meio a uma solenidade.

o Diretor de Administração da Assembleia Legislativa, Antino Noleto, explica sobre a instrução deixada pelos habitantes de 100 anos atrás da cidade. “Foi colocada a cápsula em 1922, determinando-se uma regra pela sociedade de então que deveria se abrir na comemoração dos 200 anos, no bicentenário da Independência”, informa.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias