NO MARANHÃO

Jornalistas, radialistas e mulheres de negócios recebem premiação Sebrae

A entrega dos prêmios do 9º Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ) e do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios acontecerá nesta quinta-feira (13).

A entrega do 9º Prêmio Sebrae de Jornalismo e do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios será na sede do Sebrae no Jaracaty. (Foto: Divulgação)

A noite de quinta-feira (13) será de celebração para o empreendedorismo maranhense.

Isso porque o Sebrae no Maranhão entregará dois prêmios: o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios e o 9º Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ). A solenidade de entrega dos dois prêmios acontecerá no Sebrae Jaracaty, às 19h.

O prêmios visam reconhecer as melhores práticas em gestão de negócios liderados por empresárias, e jornalistas e radialistas da capital e do interior que produziram reportagens e matérias relevantes sobre os pequenos negócios no estado, respectivamente.

Segundo do presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Maranhão, Raimundo Coelho, a instituição organiza anualmente diversas premiações, em várias áreas que afetam as micro e pequenas empresas em todo Brasil.

“É uma estratégia que adotamos em todo o Brasil. As premiações são uma forma de mostrar o que está se fazendo de bom em todo país para criar um ambiente saudável para o desenvolvimento de pequenas empresas”, disse Coelho.

Segundo ele, é uma forma também de dar visibilidade às atitudes e métodos que se destacam na gestão dos pequenos negócios, seja no campo, na indústria, no comércio e nos serviços.

“Como na promoção de melhores condições para as MPEs se desenvolverem e na criação de um ambiente legal propício, além na divulgação da força do empreendedor brasileiro”, explicou.

“Com os prêmios que vamos entregar, temos como objetivo fazer com que os micros e pequenos negócios entrem na pauta dos veículos de comunicação até pelo impacto que tem no dia a dia da economia do estado”, observou o diretor Superintendente do Sebrae no Maranhão, Albertino Leal de Barros Filho.

Hoje, essas empresas que respondem por 98% das empresas maranhenses daí a importância de incentivar as mulheres a desenvolver negócios inovadores e sustentáveis e mostrar as boas práticas aplicadas no Maranhão”, comentou.

Mulheres

Esta edição do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios foi lançada em abril, durante a Feira do Empreendedor 2022, e 52 mulheres de negócios de todo o estado se inscreveram para participar da premiação.

O objetivo do Sebrae era estimular o empreendedorismo feminino ao reconhecer histórias inspiradoras de empresas lideradas por mulheres.

Cada uma das inscritas precisou passar por três etapas de julgamento que começou com a apresentação de documentação, de vídeo e, por último, contar sua história como empresária. Ao final dessas fases, três empreendedoras foram escolhidas pelo júri técnico do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios.

Para a Diretora de Administração e Finanças do Sebrae no Maranhão, Rachel Jordão, esse prêmio dá visibilidade a boas práticas de negócios entre as mulheres que toparam o desafio de empreender.

”As mulheres são 34% dos donos de negócios do Maranhão. Enfrentam desafios como ter que aliar a sua rotina profissional com os cuidados da casa e da família, além de ter que superar os obstáculos típicos de quem e torna empreendedor”, disse.

“Não podíamos deixar de reconhecer essas histórias, até para mostrar que é sim possível empreender, ser mãe, esposa, dona de casa e ainda ter uma história de sucesso como empresária”, pontuou Jordão.  

As vencedoras da etapa maranhense seguem para a próxima fase da premiação, que são as etapas regional e nacional.

A etapa regional é eliminatória para a fase nacional, que terá a participação das 15 vencedoras regionais, correspondentes a três vencedoras por categoria para cada uma das cinco regiões do país, que estarão automaticamente classificadas para a grande final da premiação em novembro.

O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios é uma iniciativa do Sebrae Nacional e é concedido desde 2004 quando foi lançado.

Jornalismo

Na mesma ocasião, o Sebrae no Maranhão ainda entregará os prêmios aos vencedores do 9º PSJ.

Estão concorrendo como finalistas trabalhos inscritos por jornalistas e radialistas que atuam em nove veículos de comunicação de São Luís e do interior, com matérias divulgadas entre setembro de 2021 e agosto de 2023.

Ao todos, 17 trabalhos de 13 veículos de comunicação da capital e do interior concorrem em três categorias do 9º PSJ, que premiará as melhores reportagens veiculadas em diferentes canais da imprensa maranhense ou nas novas plataformas digitais sobre empreendedorismo e pequenos negócios.

“A imprensa maranhense tem sido fundamental na divulgação de informações sobre o empreendedorismo e sobre assuntos que ajudaram às empresas, de todos os portes, maranhenses e do Brasil, em especial as MPEs, a encontrar soluções de gestão”, disse o diretor Técnico do Sebrae no Maranhão, Mauro Borralho.

Segundo ele, esse incentivo ajudou a inovar e agregar tecnologia aos seus produtos e serviços e se consolidar no mercado.

“Acreditamos que este é um excelente momento para premiar o esforço que os comunicadores tem feito para dar suporte à sociedade maranhense.”, comentou.

Os trabalhos de vídeo, texto e áudio vencedores da etapa maranhense estão classificados para etapa regional, onde concorrerão com os vencedores das etapas estaduais da Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Os vencedores da fase regional seguem para disputar a etapa nacional. O Prêmio Sebrae de Jornalismo tornou-se uma referência no fomento do jornalismo empreendedor no Brasil.

Entre 2008 e 2015, foi retomado em 2021 e chega à sua nona edição com mais de 7 mil trabalhos inscritos e 50 matérias premiadas ao longo de suas edições, além do reconhecimento aos jornalistas parceiros dos empreendedores, de norte a sul do país.

“É um concurso jornalístico instituído pelo Sebrae, que se tornou referência no fomento do jornalismo empreendedor no Maranhão e no Brasil”, disse a gerente da Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Maranhão, Raquel Araújo.

Segundo ele, desde a última edição, o PSJ modernizou a estrutura da premiação e modificou suas categorias, de acordo com as novas dinâmicas das Redações.

“Aqui no Maranhão, os trabalhos inscritos foram analisados com apoio de profissionais do mercado e da Universidade que atuaram como júri estadual, e vamos para a etapa regional com chances de competir torcendo para termos representantes também para etapa nacional”, finalizou.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias