Estado do Maranhão ganhará novas unidades dos Restaurantes Populares
Serão sete novas unidades em diversos municípios.
A Rede de Segurança Alimentar do Maranhão continua crescendo. Após alcançar o número de 168 Restaurantes Populares, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), já está construindo mais sete restaurantes no interior.
“Mesmo que o Maranhão já possua a maior Rede de Segurança Alimentar da América Latina, nossos esforços não vão parar por aí”, comentou afirmou Paulo Casé Fernandes.
“O governador Carlos Brandão quer que a rede atenda todos os 217 municípios maranhenses e, por isso, continuamos a ampliar o quantitativo de restaurantes”, afirmou.
De acordo com a Sedes, os sete novos equipamentos alimentares estão sendo construídos nos municípios de São Bernardo do Maranhão, Igarapé Grande, Bernardo do Mearim, Alto Alegre do Maranhão, Poção de Pedras, Coroatá e Santa Helena.
Recentemente, os Restaurantes Populares também tiveram seus serviços ampliados. Desde setembro, todas as unidades do estado passaram a ofertar café da manhã e feijoada, no almoço de sábado.
“Atualmente, estamos distribuindo, aproximadamente, 160 mil refeições diárias para população maranhense”, destacou o secretário da Sedes.
Fortalecimento da segurança alimentar
Os Restaurantes Populares integram a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
Para fortalecer essa política no Maranhão, a Sedes também vem ofertando capacitações, como é o do curso de Comidas Típicas, que ocorreu durante esta semana na Cozinha Comunitária do Bequimão.
De acordo com o secretário da Sedes, além de capacitar, a ideia também é oportunizar meios para geração de renda.
“O objetivo desses cursos é estimular a produção individual a fim de gerar economia para a população mais vulnerável. Assim, podemos também diminuir os impactos da desigualdade social causados pela insegurança alimentar”, ressaltou Paulo Casé.