12 DE OUTUBRO

Celebração por Nossa Senhora Aparecida em São Luís

Dia da padroeira do Brasil é comemorado com atividades religiosas e encerramento de festejo em várias comunidades e paróquias de todo o Brasil.

Celebrações para a padroeira do Brasil acontecem em diversas igrejas da capital. (Foto: Arquivo Pessoal)

Homenagens e procissões a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, acontecerão no dia 12 em vários bairros de São Luís, encerrando o festejo que começou no início do mês e retornando com as festividades presenciais, visto que por 2 anos as celebrações foram restritas.

(Foto: Arquivo Pessoal)

A data marcou, em 1980, a consagração do Santuário Nacional de Aparecida pelo Papa João Paulo II.

Na Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Foz do Rio Anil (Cohafuma), A programação do dia da Santa começa às 7h, com Missa Solene. Às 9h, acontece a Missa Solene do 23º aniversário de Dedicação da Igreja à Nossa Senhora Aparecida. 

Outra missa acontece ao meio-dia. Às 16h30 acontece a procissão de Aparecida, e às 18h, a missa de encerramento. O tema deste ano da festa, que iniciou no dia 3 de outubro, foi “Com a Mãe Aparecida, somos uma igreja sinodal”, e o lema: “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5).

Para a devota Maria da Conceição Soares, moradora do Cohafuma, é mais um ano para celebrar a devoção. “Nossa Senhora intercede por todos nós, por todos os nossos pedidos. É a mãe de todos. E especialmente neste ano, pedimos que ela abençoe grandemente todos os brasileiros”, disse.

Outra devota, Ana Carla Pereira, 17 anos, disse que se tornou devota devido à participação da família na igreja. “Vem de pais para filhos e hoje ficamos muito felizes e em estarmos vivos para agradecer por tanta coisa que conseguimos passar”, disse.

Na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida – Vila São Luís -, próximo ao Socorrão II o festejo só encerra no dia 13 com a Missa de entrega das flores de Nossa Senhora Aparecida.

(Foto: Arquivo Pessoal)

No dia 12, há missa às 7h, 12,15h e 17h. O largo cultural e com comidas típicas inicia às 19h. Este ano o tema do festejo foi “Nossa Senhora Aparecida, nos inspire a ser uma igreja de comunhão, participação e missão”.

Festividades em várias comunidades da capital

(Foto: Arquivo Pessoal)

Na Comunidade Nossa Senhora Aparecida (Retiro Natal), também tem missas especiais e programações iniciando às 6h com terço. alvorada. Às 7h tem café comunitário, em seguida, Missa às 9h. Às 10h30 acontecem os batizados.

A procissão pelas ruas do bairro sairá da capela às 17h30. Às 19h30 acontece a missa campal. O festejo no bairro é comemorado há 45 anos.

A comunidade da Fé em Deus preparou o tapete religioso para receber a procissão. Há mais de 20 anos é mantida essa tradição. 

Este ano o festejo medita sobre o tema: “Nossa Senhora Aparecida, Educadora da Fé”. A procissão sai da capela às 16h30, em seguida com missa, e encerramento com apresentação cultural.

A Comunidade Nossa Senhora Aparecida (Vila 7 de setembro-Bequimão), que integra a Paróquia Santa Paulina celebrou, nos quatros dias de festejo, Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. “Mãe de Jesus e que, ao seu exemplo, possamos viver a fé, a gratidão e a união fraterna.

(Foto: Arquivo Pessoal)

E que assim como Nossa Senhora cultivemos um coração humilde que saiba acolher os planos de Deus”, convidou a organização. A programação do dia 12 terá procissão (saindo da Rua 3 – Casa do Sr. Raimundo), às 18h. às 18h30 tem a Santa Missa, e em seguida, o encerramento no Largo.

O encontro da imagem

A imagem milagrosa de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada no rio Paraíba do Sul no ano de 1717. Três pescadores, levados por necessidades históricas e econômicas, foram à pesca, em uma época escassa de peixes.

Chegando ao “Porto de Itaguassu”, a primeira coisa que caiu em suas redes foi o corpo de uma imagem quebrada, na altura do pescoço. Em um segundo lance de rede, pescaram a cabeça da mesma imagem. Juntando as duas partes viu-se que se tratava da Senhora da Conceição.

Depois do encontro da Imagem, a pesca de peixes foi abundante e os pescadores intuíram a presença e ação de Deus naquele singular evento. Por assim ter aparecido, o povo chamou-a de “Aparecida”, nome consagrado pela devoção popular, chegando a ser proclamada Rainha em 1904, e Padroeira do Brasil em 1930.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias