INCLUSÃO

APAE encerra cursos de capacitação de pessoas com deficiência, em São Luís

Atualmente 87 assistidos pela Associação, estão trabalhando formalmente de carteira assinada na capital maranhense.

A Instituição busca auxiliar na garantia deste direito previsto no art. 34 da Lei Brasileira de inclusão de 2015. (Foto: Divulgação)

Em parceria com o Senac, a APAE de São Luís encerra nesta terça-feira (25), das 14 as 16hs o Curso de Panificação Caseira, com o objetivo de preparar pessoas com deficiência para o mercado de trabalho.

Atualmente 87 assistidos pela Associação, estão trabalhando formalmente de carteira assinada na capital maranhense. A Instituição busca auxiliar na garantia deste direito previsto no art. 34 da Lei Brasileira de inclusão de 2015.

O curso é realizado por meio do Programa “Senac Faz Sua Parte”, contemplando alunos da Escola Eney Santana mantida pela APAE de São Luís e assistidos pela instituição, acompanhados pelo Serviço de Inserção e Acompanhamento Profissional (SIAP) da APAE.

A equipe multiprofissional do programa busca vagas e atende solicitações das empresas da região metropolitana de São Luís, atuando na inserção e também no acompanhamento não só para inclusão, mas também a permanência no trabalho.

De acordo com Ana Izabel, coordenadora de Educação profissional da APAE, a parceria feita com o Senac é uma oportunidade para a inclusão e inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho.

“O principal objetivo da qualificação profissional é a formação para o exercício de uma profissão, com o aprendizado de saberes ligados as diversas áreas do mercado de trabalho para os estudantes assistidos que buscam ampliar seus conhecimentos, visando a conquista de uma cidadania efetiva e organizada”, destaca ela.

Capacitação das famílias

Acreditando que o empoderamento e protagonismo da pessoa com deficiência só é possível com a participação da família.

A APAE também encerra nesta terça-feira, o curso de Curso de Design de Sobrancelhas com Henna, tendo como público-alvo as famílias dos assistidos, visando capacitá-las para ajudar na melhoria da renda familiar.

Para Aparecida Leite, assistente social da instituição, o curso de tapetes artesanais voltado para os familiares, além de capacitar para a contribuição da melhoria da renda familiar também é um momento para o resgate da autoestima do membro da família.

“É uma forma desse familiar que muitas vezes é o responsável pelos cuidados da pessoa com deficiência, de sentir que pode sim exercer alguma atividade profissional e que ele está pronto para o mercado de trabalho, seja através da carteira assinada ou até mesmo empreendendo”, comenta.

Sobre a APAE de São Luís

A APAE São Luís é uma entidade assistencial e educacional, filantrópica e sem fins lucrativos.

Caracteriza-se por ser uma organização social que objetiva principalmente promover a atenção integral à pessoa com deficiência, prioritariamente aquela com deficiência intelectual ou múltipla.

Há 51 anos a instituição tem imprimido na história da capital maranhense, atuação pioneira, intensa e valorosa pelo trabalho desenvolvido, conquistando o respeito e o reconhecimento do seu papel enquanto instituição filantrópica, propiciando assistência e inclusão social de pessoas com deficiência na área da educação, saúde e assistência social.

Todas as ações da instituição podem ser acompanhadas através dos canais oficiais, pelo site www.apaesaoluis.org.br, no Instagram @apaedesaoluis, no YouTube APAE de São Luís, @apaedesaoluisma no Facebook e também na WebRadio APAE São Luís através do www.radioapaesaoluis.com ou aplicativo disponível para Android.

Acreditando que o empoderamento e protagonismo da pessoa com deficiência só é possível com a participação da família. (Foto: Divulgação)
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias