São Luís fará parte do Dia Mundial sem carro
A proposta é que, neste dia, os moradores da capital maranhense optem por outros meios de transportes menos poluentes e mais sustentáveis.
Este ano para celebrar o Dia Mundial Sem Carro, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte de São Luís (SMTT), organiza o 1° Passeio Ciclístico “Na Cidade Sem Meu Carro”, que teve inscrições de 15 a 20 de setembro e acontece nesta quinta (22), com concentração na Praça Maria Aragão, iniciando o percurso na Beira Mar.
Após o fim do passeio, a programação continua com atividades educativas, atendimentos voltados para a saúde e sorteio de brindes.
Outra inciativa é do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), órgão integrante do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), a Polícia Militar do Estado do Maranhão (PMMA) e demais integrantes do Sistema de Segurança Pública do Maranhão, que realizaram na terça-feira (20), uma solenidade para lançar a Semana Nacional de Trânsito 2022 no Maranhão, no Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão, na capital.
A campanha ocorre entre 18 e 25 de setembro, com o objetivo de conscientizar motoristas, agentes de trânsito, motociclista, ciclistas, passageiros e pedestres, como o tema “Juntos Vamos Salvar Vidas”.
O Dia Mundial Sem Carro é celebrado em 22 de setembro, a ideia é que neste dia a sociedade possa refletir sobre mobilidade urbana e as consequências do uso de automóveis no meio ambiente, passando a valorizar outras alternativas de transportes coletivos e individuais.
Os primeiros movimentos para a discussão desse assunto surgiram em 1990, a partir do número cada vez maior da utilização de carros nas grandes e médias cidades, além de sua contribuição para poluição e congestionamentos.
Entre os principais poluentes eliminados pelos veículos estão: monóxido de carbono, hidrocarbonetos, óxido de nitrogênio, óxidos de enxofre e fuligem.
Oficialmente, o primeiro Dia Mundial Sem Carro, ocorreu no ano de 1997, com iniciativa de ativistas franceses e no ano 2000, o movimento já tinha ganhado força em várias partes da Europa.
No Brasil, o primeiro registro de atos voltados para esse tema só ocorreu no ano de 2001, e São Luís junto com Porto Alegre, Caxias do Sul, Pelotas (RS); Piracicaba (SP), Vitória (ES), Belém (PA), Cuiabá (MT), Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG) e Joinville (SC), foram as primeiras cidades a aderirem a data.