Colorido dos ipês toma conta da capital
Esse espetáculo silencioso da natureza dura pouco. Cada árvore fica florida por três dias e em poucos dias vêm os frutos cheios de sementes que são levadas pelo vento.
Rosa, roxo, branco, ou amarelo, as flores dos ipês colorem ruas, telhados e calçadas e tornam a cena urbana de São Luís mais leve e florida, anunciando a chegada de setembro. É nesse período que essas árvores em flores florescem com mais intensidade.
Os ipês são árvores símbolo da primavera em São Luís e costumam florar no período que vai de agosto a outubro devido às condições climáticas da cidade.
Quem já prestou atenção, percebeu nas ruas mais bucólicas dos bairros Vinhais e Renascença, a florada, bem como no Parque do Bom Menino, Via Expressa, mas também em bairros como Cohama e Cidade Operária.
Mas esse espetáculo silencioso da natureza dura pouco. Cada árvore fica florida por, no máximo, três dias e em poucos dias vêm os frutos cheios de sementes que são levadas pelo vento e, assim, a espécie vai se espalhando.
As árvores, cujas flores foram escolhidas como oficiais do Brasil em 1978, através da Lei 6.507, possuem características bem diferentes: quando as flores nascem, as folhas caem dos galhos, é o anúncio da troca de estação; sai o inverno, entra a primavera no Hemisfério Sul.
Especialistas explicam que o ciclo das espécies de ipê, árvore símbolo do Cerrado, segue uma ordem. O ipê roxo é o primeiro a florir, seguido do amarelo, depois o rosa, e por último o branco. Eles costumam florir em meses diferentes em algumas regiões, No Maranhão, o período de florada é de agosto a outubro. Junho e julho: ipê-roxo; julho e agosto: ipê-amarelo; fimde agosto: ipê-rosa; setembro: ipê-branco.
No cerrado brasileiro o que mais encanta é capacidade desta árvore de colorir a paisagem, muitas vezes solitária, mas sua beleza expressa uma arte com seus vários tons de cores.
“É muito lindo. Um espetáculo mesmo. Muitas vezes a gente estão tão atarefada, correndo de um lado para outro, que não consegue parar para ver a beleza da natureza”, disse a estudante Cássia Madeira.
Então é isso, o colorido está no alto. No trajeto para casa ou trabalho, se tiver sorte, alimente-se da beleza do ipê. O ipê também é comumente conhecido como pau d’arco. É uma árvore nativa da flora brasileira e durante muitos anos foi considerada a árvore nacional, teve seu título modificado para flor nacional.
Ela oferece grandes benefícios, além da madeira ser de grande resistência e flexibilidade, em sua casca (ipê roxo) foi descoberta uma substância (lapachol) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com resultados positivos sobre o câncer de mama.