RELIGIÃO E FÉ

Sem feriado, fiéis celebram Corpus Christi

Festividade retorna presencialmente depois de dois anos com restrições pela pandemia e finaliza com procissão luminosa com destino à Igreja da Sé.

A comunidade da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, no Cohatrac. (Foto: Divulgação)

A Solenidade de Corpus Christi na Arquidiocese de São Luís do Maranhão acontece nesta quinta-feira, 16, no estádio municipal Nhozinho Santos, com tema: “Comunhão, participação e missão”.

Após os dois anos de restrição da programação, em função da pandemia, a solenidade volta a ser celebrada de modo presencial, com retorno da procissão luminosa pelas ruas do Centro Histórico de São Luís. Organização pede que as pessoas levem suas velas.

A programação inicia às 15h, no estádio municipal Nhozinho Santos, com missa presidida por dom Gilberto Pastana, concelebrada pelos padres, diáconos permanentes e provisórios da Arquidiocese e participação de todos os movimentos, pastorais e Novas Comunidades, de todas as 57 paróquias da Arquidiocese, incluindo as 10 paróquias localizadas nos municípios da região continental (fora da Ilha do Maranhão), que estão se organizando em caravanas para participarem. A expectativa é reunir cerca de 10.000 (dez mil) fiéis.

Após a saída do Nhozinho Santos, os fiéis caminharão em procissão, até a Igreja de São João, onde haverá a primeira benção. Na sequência, dirigem-se para a Igreja do Carmo, praça João Lisboa, para a segunda benção, seguindo para a Igreja da Sé, onde ocorrerá a terceira e última benção com o Santíssimo Sacramento e envio dos fiéis para as suas comunidades.

As emissoras da rede católica de comunicação farão a transmissão da Missa no Nhozinho Santos. O percurso da procissão poderá ser acompanhado pelas redes sociais da Arquidiocese.

O Corpo de Cristo

Corpus Christi é uma expressão latina que significa Corpo de Cristo. A celebração religiosa, que data da Idade Média, homenageia a Eucaristia, sendo esse o único dia em que o Santíssimo Sacramento sai pelas ruas.

A festa do “Corpo e Sangue de Cristo” é um evento católico tradicional na capital maranhense que mobiliza todas as paróquias, comunidades e organismos da Igreja Católica de São Luís. Há envolvimento de bispos, padres, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas, leigos e leigas. Embora seja uma data móvel, é celebrado em todo o mundo e obrigatório para os católicos, sendo comemorado 60 dias após a celebração da Páscoa – que é realizada, por sua vez, sempre 40 dias após a Quarta-feira de Cinzas, que marca o fim do carnaval.

A Solenidade foi instituída pelo Papa Urbano IV, no ano de 1264, em honra ao milagre eucarístico de Bolsena, na Itália. Em 1317, a festividade foi estendida para toda a Igreja, pelo Papa João XXII. A celebração da festa consta de Missa, procissão e Adoração ao Santíssimo Sacramento. Durante a Missa são consagradas duas hóstias: uma é consumida e a outra é apresentada aos fiéis para adoração. A hóstia consagrada, será adorada no ostensório ao longo da procissão.

Tradição mantida no Santuário de Nazaré

Tradicionalmente os fiéis produzem tapetes temáticos com representações de trechos bíblicos, símbolos de movimentos eclesiais, pastorais e imagens do próprio Corpo de Cristo, em forma de hóstia ou no ostensório.

Na comunidade da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré (no Cohatrac), a confecção do tapete reúne centenas de pessoas, entre agentes de pastoral, movimentos, grupos de oração, padres, seminaristas e comunidade em geral, com ilustrações e mensagens positivas de fé. Há quase trinta anos o ritual é dos mais tradicionais do dia de Corpus Christi na Ilha.

A novidade é que o tapete vai ficar na Praça Nossa Senhora de Nazaré – em frente ao Santuário, serve como vitrine para as mensagens de fé deixadas pela comunidade, e é confeccionado com sal, areia, tinta, TNT, dentre outros materiais. 

“Depois de dois anos sem a gente poder fazer essa homenagem, é de muita importância para o fortalecimento da nossa fé. Algo construído pelas nossas mãos, para que o Corpo de Cristo passe por cima…, prestar essa homenagem à Eucaristia, é muito significativo. O corpo o e sangue de Cristo e a palavra de Deus são que nos alimentam e nos fortalecem para a caminhada”, disse Célia Lindoso, do Santuário Nossa Senhora de Nazaré.

A tradição vem de muitas cidades portuguesas e brasileiras, onde é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa.

Tradição mantida no Santuário de Nazaré

Tradicionalmente os fiéis produzem tapetes temáticos com representações de trechos bíblicos, símbolos de movimentos eclesiais, pastorais e imagens do próprio Corpo de Cristo, em forma de hóstia ou no ostensório.

Na comunidade da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré (no Cohatrac), a confecção do tapete reúne centenas de pessoas, entre agentes de pastoral, movimentos, grupos de oração, padres, seminaristas e comunidade em geral, com ilustrações e mensagens positivas de fé. Há quase trinta anos o ritual é dos mais tradicionais do dia de Corpus Christi na Ilha. A novidade é que o tapete vai ficar na Praça Nossa Senhora de Nazaré – em frente ao Santuário, serve como vitrine para as mensagens de fé deixadas pela comunidade, e é confeccionado com sal, areia, tinta, TNT, dentre outros materiais. A tradição vem de muitas cidades portuguesas e brasileiras, onde é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa.

Corpus Christi não é feriado

A data religiosa Corpus Christi não é considerada feriado nacional, mas sim ponto facultativo, conforme determinação do Ministério do Planejamento. No estado, a data consta como ponto facultativo, conforme decreto nº 37.205, de 22 de novembro de 2021, publicado no Diário Oficial do Estado, e obedecido pelos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual, incluindo autarquias e fundações públicas. As atividades nos órgãos públicos estaduais (excetuando-se as essenciais) retornam na sexta-feira, 17. Também o Município de São Luís prosseguiu com o ponto facultativo na cidade, conforme decreto municipal 57.355/2021.

Na capital, a data deixou de ser feriado desde o ano de 1996, quando foi sancionada a  lei municipal nº 3.432/96, de autoria do vereador Pavão Filho (PDT), que extinguiu o feriado municipal de Corpus Christi.

A data foi retirada do rol dos feriados para que São Luís pudesse ganhar uma nova data de feriado municipal, contemplando o dia do aniversário da cidade, que coincide com o feriado da Natividade de Nossa Senhora (nascimento da mãe de Jesus Cristo), 8 de setembro. Por lei, cada município tem direito a quatro feriados oficiais, que só podem ser dias Santos, além dos feriados nacionais.

Quando da criação do projeto o vereador justificou que havia um apelo para que o aniversário da cidade de São Luís, 8 de setembro, fosse feriado, assim como acontece em outras capitais.

Foi então que pelo projeto, visto que coincidia a data da Natividade de Nossa Senhora, com a fundação da cidade de São Luís, Corpus Christi deixou de ser feriado municipal e a nova data que passou a ser contemplada foi o dia 8 de setembro. Assim, os feriados municipais passaram a ser sexta-feira Santa, 29 de junho (Dia de São Pedro), 8 de dezembro (Dia de Nossa Senhora da Conceição) e o dia da Natividade de Nossa Senhora (8 de setembro).

Pela legislação estadual,  a data não é mais considerada feriado. O TJMA, por unanimidade, deferiu a liminar na Ação Direta de Inconstitucionalidade ajuizada pela Fecomércio-MA para contestar a Lei nº. 11.539/2021, que instituiu o então feriado de Corpus Christi no Estado do Maranhão. Com a decisão, a data deixou de ser feriado, passando a ser considerada apenas ponto facultativo para a administração pública.

O que abre e o fecha

De acordo com a Fecomércio-MA, o comércio de São Luís  funciona normalmente. “A Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) informa que o comércio da Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa) funcionará normalmente na quinta-feira (16), dia de Corpus Christi.

Embora seja um dia de comemoração religiosa, a data não é mais considerada feriado na legislação estadual. Portanto, o comércio lojista abrirá as portas em horário normal, sem a incidência de pagamento de horas extras ou gratificações aos empregados que trabalharem nesta data.

  • Os shoppings irão funcionar normalmente entre às 10h e 22h, incluindo Praça de Alimentação, lazer e lojas.
  • As Instituições bancárias não funcionarão durante a quinta-feira (16).
  • As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estarão fechadas quinta e sexta-feira próximas (16 e 17), assim como demais órgãos do governo federal, que não funcionarão nesses dias.
  • A Justiça do Trabalho no Maranhão suspenderá as atividades nas unidades judiciais e administrativas nesta quinta-feira (16), em virtude do feriado de Corpus Christi. As atividades serão retomadas na sexta-feira (17).
  • O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão também terá ponto facultativo, regulamentado pela Portaria Nº 822/2022. As atividades retornam normalmente na sexta-feira, 17.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias