empreendedorismo

Edital Centelha MA segue com inscrições abertas até o mês de março

Programa conta com capacitações e auxílio financeiro para 39 projetos.

Programa visa estimular a criação de empreendimentos inovadores, a partir da geração de novas ideias. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Lançado no mês de dezembro pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação do Maranhão (Secti) e Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), o edital do Programa Centelha MA segue com inscrições abertas até o mês de março deste ano.

O Programa Centelha, que já está na sua segunda edição no Maranhão, visa estimular a criação de empreendimentos inovadores, a partir da geração de novas ideias, e disseminar a cultura do empreendedorismo inovador em todo o território nacional, incentivando a mobilização e a articulação institucional dos atores nos ecossistemas locais, estaduais e regionais de inovação do país.

No Maranhão, o programa é executado pela Secti no âmbito do Programa Inova Maranhão – Eixo Universidade e conta com capacitações e auxílio financeiro para 39 projetos contemplados no valor de até R$ 52.850,00 por projeto, contando ainda com Bolsas de Fomento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq no valor de R$ 26.000,00 por projeto.

O edital apoiará projetos inovadores nas seguintes temáticas: Automação; Big Data; Biotecnologia e Genética; Blockchain; Design; Eletroeletrônica; Geoengenharia; Inteligência Artificial e Machine Learning; Internet das Coisas (IoT); Manufatura Avançada e Robótica; Mecânica e Mecatrônica; Nanotecnologia; Química e Novos Materiais; Realidade Aumentada; Realidade Virtual; Segurança, Privacidade e Dados; Tecnologia Social; Tecnologia da Informação (TI) e Telecom, prioritariamente oriundos de demandas da economia maranhense.

Projetos que tenham  soluções aplicadas aos  setores da Administração Pública; Aeroespacial; Agronegócio; Automotivo; Bens de Capital; Borracha e Plástico; Cerâmica; Comércio e Varejo; Construção Civil; Construção Naval; Economia Criativa; Economia do Turismo, Gastronomia, Eventos e Lazer; Educação; Elétrico e Eletrônico; Energia; Fabricação de Alimentos e Bebidas; Farmoquímico e Farmacêutico; Financeiro; Jurídico; Madeira e Móveis; Marketing e Mídias; Meio Ambiente e Bioeconomia; Mercado Imobiliário; Metal-Mecânico e Metalurgia; Mineração; Papel e Celulose; Pesca e Aquicultura; Petróleo e Gás; Químico; Saúde e Bem-Estar; Segurança e Defesa; Social; Tecnologia da Informação e Telecomunicações; Têxtil, Confecção e Calçados; e Transporte, Logística e Mobilidade, oriundos de pesquisas e inovações das Instituições de Ensino Superior (IES) do Maranhão também poderão receber apoio. 

As inscrições do Programa Centelha tiveram início em 15 de dezembro e vão até 21 de março de 2022, no endereço eletrônico https://programacentelha.com.br/ma/, no qual é possível obter mais informações sobre o programa e seu edital detalhado.

Sobre o programa

O Programa Centelha busca construir uma ponte entre academia e indústria no Maranhão, já que muitas ideias vêm de pessoas ainda na universidade, tanto de cursos de graduação como de pós-graduação. Além disso, o Centelha abre espaço para participação de todos os cidadãos do estado, tanto para inscrever suas ideias como para interagir com os empreendedores, consolidando uma forte rede de apoio ao empreendedorismo inovador.

Os selecionados para participar do programa receberão mentorias, participarão de workshops, além de receber toda a orientação necessária para implementação do projeto.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias