imunização

Maranhão inicia vacinação contra covid-19 em crianças nesta sexta (14)

Como ato simbólico, serão vacinadas uma criança indígena e uma criança com comorbidade, atendida no Shopping da Criança.

Reações adversas reportadas, como dor de cabeça e fadiga, são uma versão negativa do efeito placebo. (Foto: Divulgação)

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), inicia nesta sexta-feira (14) a imunização de crianças entre 5 e 11 anos de idade contra a Covid-19. O ato que marca a vacinação do grupo dessa faixa etária será realizado a partir das 15h, no Shopping da Criança, em São Luís. Como ato simbólico, serão vacinadas uma criança indígena e uma criança com comorbidade, atendida no Shopping da Criança. A solenidade contará com a presença do governador. 

Veja também: Primeiro lote de vacina para crianças deve chegar nesta sexta-feira (14) ao Maranhão

Veja recomendações para vacinação de crianças contra a Covid-19, em São Luís

Recuperado da Covid-19, o governador Flávio Dino estará presente no início do esquema vacinal pediátrico. “Superei a Covid. As vacinas foram decisivas. Mais uma vez e sempre, a minha homenagem aos profissionais da saúde. E a minha gratidão por todas as orações e mensagens. A ciência venceu, graças a Deus”, disse o governador nas redes sociais. 

O Maranhão receberá 50 mil doses de vacina do imunizante Pfizer. O Ministério da Saúde fará a entrega de doses semanais até contemplar aproximadamente um milhão de crianças no Maranhão nesta faixa etária. 

Cabe a SES fazer a distribuição dos imunizantes aos 217 municípios, dentro de 48h após a chegada das vacinas, por meio de transporte aéreo e terrestre. A expectativa da SES é que a aplicação da primeira dose da vacina para crianças entre 5 e 11 anos seja concluída até o mês de março.

Vacinação

Em todo o Brasil, a vacinação infantil ocorrerá em ordem decrescente de idade (das crianças mais velhas para as mais novas), com prioridade para quem tem comorbidade ou deficiência permanente e para crianças quilombolas e indígenas. 

A vacina para crianças de 5 a 11 anos tem diferenças em relação à que foi aplicada nos adultos. Será aplicada uma versão específica do produto, com dosagens e frascos diferentes, mas com o mesmo princípio ativo.

A responsabilidade pela aplicação local dos imunizantes é das prefeituras municipais, mas, além do inicial do processo vacinal, o Governo do Estado vai garantir aplicação da vacinação pediátrica em equipamentos estaduais voltados para o público infantil, como a Casa da Apoio Ninar e o Shopping da Criança. 

SERVIÇO

O quê: Início da vacinação contra Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos no Maranhão.
Quando: Nesta sexta-feira (14), a partir das 15h.
Onde: Shopping da Criança, localizado na Travessa Boa Ventura, Centro Histórico de São Luís (em frente ao Terminal da Praia Grande).

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias