mobilidade urbana

Expresso do Trabalhador completa o primeiro mês de funcionamento

Cada ônibus realiza duas viagens com até 80 passageiros por linha.

(Foto: Reprodução)

O Expresso do Trabalhador Noturno, idealizado pelo Governo do Maranhão e lançado pela Agência Estadual de Mobilidade Urbana (MOB) no mês de novembro, completou o primeiro mês de funcionamento. O programa de transporte coletivo gratuito, que é voltado para profissionais que trabalham nos shoppings da capital e encerram o expediente após às 22h, é uma forma de garantir a volta segura e rápida dos usuários até as suas residências.

Os veículos são equipados com elevadores, ar-condicionado e foram disponibilizados para os usuários cadastrados previamente no serviço pela MOB e que receberam um cartão de gratuidade intransferível para usar apenas no Expresso, até os terminais da capital. O serviço, que iniciou o atendimento aos trabalhadores do Shopping da Ilha, já foi expandido aos shoppings São Luís, Tropical e Golden. 

Cada ônibus realiza duas viagens com até 80 passageiros por linha. Uma linha destinada para os trabalhadores do Pátio Norte Shopping também será em breve inaugurada.

O presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana (MOB), Daniel Carvalho, destaca que quando concluída a implantação, que está ocorrendo de forma gradativa, será possível atender, aproximadamente, a 75 mil trabalhadores.

“Estamos aqui celebrando 30 dias de implantação do programa Expresso do Trabalhador, é um programa inovador não só no Maranhão, como em todo o Brasil. Transporte coletivo de forma gratuita. O programa vem sendo implantado gradativamente e, em sua plenitude, irá beneficiar, aproximadamente, 75 mil usuários. Então, além de um programa de mobilidade, que melhora muito a vida, por exemplo, aqui dos trabalhadores do Shopping São Luís, que no período noturno têm dificuldade de pegar transporte coletivo, ainda presta auxílio financeiro. As pessoas que estão utilizando o Expresso do Trabalhador conseguiram economizar seu vale transporte sobrando, assim, ao final deste mês, renda extra que pode ser investida em cultura, lazer, em melhor material escolar para os seus filhos, melhor alimentação. Assim, o governador Flávio Dino e o Governo do Maranhão vem contribuindo e sempre melhorando a vida da nossa população”, frisou Carvalho.

O vendedor Emerson Gleidson, que agora é usuário do Expresso, comemora a iniciativa do Governo do Estado.

“É ótimo, é um incentivo muito bom que o Governo do Estado do Maranhão vem fazendo para os trabalhadores. A gente só tem a agradecer mesmo, tá de parabéns esse transporte que vem atendendo a classe trabalhadora. Parabéns, mesmo!”, comemorou o vendedor.

O motorista do Expresso do Trabalhador, Estênio, vê o seu emprego como uma missão de ajudar os trabalhadores a chegarem com segurança e rapidez em seus destinos. “Eu abracei esse serviço com bastante afinco, para levar o trabalhador com mais segurança para os terminais, com maior velocidade, é isso que a gente está fazendo. Tô encarando como uma missão, esse pessoal precisa muito chegar nos terminais. Esse ônibus do trabalhador é o único meio que eles têm de chegar mais rápido nos terminais”, disse o motorista.

Expresso do Trabalhador MA-203

O Governo do Maranhão também vai lançar o Expresso do Trabalhador MA-203, que vai atender os trabalhadores comerciários da região do bairro Araçagi e adjacências. O Expresso MA-203 terá uma rota específica passando pela MA-203 e pela Nova Litorânea, até o terminal da Praia Grande.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias