CICLISTAS

Vereadores solicitam medidas para garantir maior segurança a ciclistas em São Luís

Nos últimos dias, dois ciclistas perderam a vida em São Luís em acidentes de trânsito

Foto: Reprodução

Na sessão ordinária da última quarta-feira (7), o plenário da Câmara Municipal de São Luís encaminhou ofícios ao poder executivo municipal e estadual, por meio de um requerimento e uma indicação, solicitando políticas para garantia de maior segurança aos ciclistas da capital. A solicitação das medidas vem em alusão ao Dia Municipal do Ciclista, celebrado no último domingo (11).

O vereador Octávio Soeiro (Podemos), primeiro secretário da Casa, encaminhou ofício ao Governo do Estado pedindo providências para que seja estabelecida uma política de implantação de uma rede cicloviária que compreenda as principais avenidas da cidade.

O objetivo, de acordo com a proposta, é garantir aos ciclistas espaços seguros para trafegarem, tendo em vista a constante vulnerabilidade, insegurança e perigo ao qual estão expostos, em função do trânsito junto aos veículos motorizados.

Já a vereadora Silvana Noely (PTB), por meio do requerimento 441/21, solicitou à gestão municipal que sejam tomadas providências junto à Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) para que seja realizada fiscalização rigorosa com o objetivo de conter os motoristas que estacionam irregularmente na via de ciclistas e pedestres, localizada na Avenida São Luís Rei de França, no trecho que vai do túnel Governador Newton Bellon até o Retorno do Olho d’Água.

As irregularidades cometidas por motoristas no local dificultam a circulação dos ciclistas, que acabam tendo que adentrar a avenida onde há constante circulação de carros, o que aumenta o risco de acidentes.

No Maranhão, na última década, 268 ciclistas foram mortos em acidentes de trânsito. No Brasil, o número foi de 13.718 ciclistas, 60% deles em atropelamentos, conforme mostram os dados da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet).

Protesto

A necessidade de maior segurança para os ciclistas da capital se tornou um debate mais relevante nos últimos dias, quando dois ciclistas foram vítimas de acidentes e faleceram em São Luís. Diante das duas mortes, ciclistas e centenas de manifestantes se reuniram no último domingo (11), pedindo maior segurança e mais educação no trânsito.

O primeiro dos casos aconteceu no dia 4 deste mês e a vítima foi Luiz Gonzaga, que apresentava restrição auditiva. Segundo testemunhas, ele foi atropelado em frente a uma clínica, na Avenida Daniel de La Touche. No outro caso, no dia 9, a vítima foi o ciclista esportivo identificado por Lélio. Segundo amigos, ele foi atropelado e morreu na Estrada de Ribamar.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias