LAZER

Planetário será transformado em espaço turístico e de difusão da ciência

O Planetário tem como objetivo desenvolver ações multidisciplinares

Foto: Reprodução

A Prefeitura de São Luís e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) assinaram, nesta semana, um termo de cooperação técnica para transformar o Espaço da Ciência e do Firmamento – Planetário, localizado no campus da instituição na capital, em um espaço turístico e de divulgação científica.

O Planetário tem como objetivo desenvolver ações multidisciplinares que apresente a ciência de forma pedagógica por meio de palestras, conferencias, oficinas, exposições interativas, visando torna-se um espaço de referência científica, difusão da ciência e ensino de astronomia no Maranhão.

“Será um espaço que oferecerá vários experimentos, mostras e tantas outras ações importantes e não só para estudantes, mas, também, para todos aqueles que quiseres conhecer um pouco mais da ciência. Esse vai ser, inclusive, um espaço turístico de São Luís”, afirmou o prefeito Eduardo Braide.

A celebração do termo de cooperação técnica foi marcada por uma programação especial no Dia Nacional da Ciência e Dia Nacional do Pesquisador Científico, na qual os visitantes puderam ter acesso ao Planetário Móvel, telescópios, experimentos interativos de ciências, as instalações do Planetário. Houve, ainda, uma mostra científica de experimentos de eletricidade, de óptica, de mecânica, de termodinâmica e física, além do Planetário Digital.

Segundo o reitor da UFMA, professor Natalino Salgado, o Planetário será um dos espaços mais ricos de São Luís, no que se refere à ciência, tecnologia e inovação. “Essa iniciativa, que se fortalece com o convenio firmado com a Prefeitura de São Luís, vai agregar conhecimento à população em geral. Estamos, enfim, materializando um sonho iniciado em 2012, que já está 80% concluído”, destacou.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias