SERVIÇOS

Novo serviço eletrônico da Prefeitura de São Luís facilita liberação de veículos removidos das ruas

Saiba como utilizar ferramenta online que promete agilizar envio de documentos e retirada dos veículos apreendidos na capital.

Foto: Reprodução

A Prefeitura de São Luís, através da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), lançou um serviço eletrônico para dar mais celeridade ao processo de retirada e liberação de veículos e motocicletas removidos por situações de irregularidades das ruas de São Luís.

O processo é feito preenchendo um formulário acessado via QR Code, apontando a câmera de um smartphone com acesso à internet.

Por meio do preenchimento do formulário on-line, será possível diminuir em até 1h30 o tempo de atendimento presencial para a liberação do veículo, proporcionando ao cidadão mais segurança, comodidade e agilidade.

“Com essa ferramenta digital, o requerimento para a retirada de veículos poderá ser realizado de forma on-line, com a opção do envio de todos os documentos necessários, o que dará celeridade à solicitação do cidadão”, explicou o secretário da SMTT, Cláudio Ribeiro.

O serviço está disponível para veículos alvos de operações e fiscalizações realizadas na capital maranhense, ou que estejam em estacionamentos irregulares. Após a remoção, eles são encaminhados para a sede da secretaria até que estejam liberados para voltar às ruas.

Como acessar

O formulário poderá ser acessado 24 horas. Para ter acesso, basta apontar a câmera para o QR Code, disponível no site da SMTT (www.saoluis.ma.gov.br/smtt) ou no perfil do Instagram da secretaria (www.instagram.com/smtt.saoluis).

Poderão solicitar o requerimento para a liberação o proprietário do veículo, um procurador (Pessoa Física) ou procurador/sócio proprietário (Pessoa Jurídica). Caso o solicitante não se enquadre em nenhuma dessas opções, também poderá preencher o formulário on-line, desde que preencha as informações necessárias e que constam no documento.

Preenchimento do formulário

Ao acessar o formulário eletrônico, o cidadão deverá informar, inicialmente, qual opção ele se enquadra para realizar a solicitação – proprietário, procurador (Pessoa Física) ou procurador/sócio proprietário (Pessoa Jurídica) ou outra opção.

Logo depois, deve informar um e-mail, preferencialmente da plataforma Gmail, para envio dos anexos solicitados. O solicitante ainda deve informar o nome do proprietário/procurador ou da empresa; o endereço completo com telefone de contato; CPF ou CNPJ; placa, marca, modelo, cor do veículo e o exercício do Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo (CRLV).

Na última etapa, o cidadão deve assinar uma declaração digitalmente, atestando que os elementos informados durante o preenchimento dos dados correspondem à verdade.

Ao final do processo, ele terá que anexar os documentos correspondentes à solicitação feita para dar mais celeridade ao atendimento presencial, que será realizado na sede da SMTT.

Para finalizar o requerimento, o solicitante deve-se dirigir para a sede da SMTT, localizada na Avenida Daniel de La Touche, nº 400, no bairro Ipase de Baixo. Durante o atendimento presencial, serão geradas as taxas necessárias para a liberação do veículo. Após o pagamento, o veículo será liberado.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias