CORONAVÍRUS

No Maranhão

568
353095
309592
10120
SERVIÇOS

Novo serviço eletrônico da Prefeitura de São Luís facilita liberação de veículos removidos das ruas

Saiba como utilizar ferramenta online que promete agilizar envio de documentos e retirada dos veículos apreendidos na capital.

Foto: Reprodução

A Prefeitura de São Luís, através da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), lançou um serviço eletrônico para dar mais celeridade ao processo de retirada e liberação de veículos e motocicletas removidos por situações de irregularidades das ruas de São Luís.

O processo é feito preenchendo um formulário acessado via QR Code, apontando a câmera de um smartphone com acesso à internet.

Por meio do preenchimento do formulário on-line, será possível diminuir em até 1h30 o tempo de atendimento presencial para a liberação do veículo, proporcionando ao cidadão mais segurança, comodidade e agilidade.

“Com essa ferramenta digital, o requerimento para a retirada de veículos poderá ser realizado de forma on-line, com a opção do envio de todos os documentos necessários, o que dará celeridade à solicitação do cidadão”, explicou o secretário da SMTT, Cláudio Ribeiro.

O serviço está disponível para veículos alvos de operações e fiscalizações realizadas na capital maranhense, ou que estejam em estacionamentos irregulares. Após a remoção, eles são encaminhados para a sede da secretaria até que estejam liberados para voltar às ruas.

Como acessar

O formulário poderá ser acessado 24 horas. Para ter acesso, basta apontar a câmera para o QR Code, disponível no site da SMTT (www.saoluis.ma.gov.br/smtt) ou no perfil do Instagram da secretaria (www.instagram.com/smtt.saoluis).

Poderão solicitar o requerimento para a liberação o proprietário do veículo, um procurador (Pessoa Física) ou procurador/sócio proprietário (Pessoa Jurídica). Caso o solicitante não se enquadre em nenhuma dessas opções, também poderá preencher o formulário on-line, desde que preencha as informações necessárias e que constam no documento.

Preenchimento do formulário

Ao acessar o formulário eletrônico, o cidadão deverá informar, inicialmente, qual opção ele se enquadra para realizar a solicitação – proprietário, procurador (Pessoa Física) ou procurador/sócio proprietário (Pessoa Jurídica) ou outra opção.

Logo depois, deve informar um e-mail, preferencialmente da plataforma Gmail, para envio dos anexos solicitados. O solicitante ainda deve informar o nome do proprietário/procurador ou da empresa; o endereço completo com telefone de contato; CPF ou CNPJ; placa, marca, modelo, cor do veículo e o exercício do Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo (CRLV).

Na última etapa, o cidadão deve assinar uma declaração digitalmente, atestando que os elementos informados durante o preenchimento dos dados correspondem à verdade.

Ao final do processo, ele terá que anexar os documentos correspondentes à solicitação feita para dar mais celeridade ao atendimento presencial, que será realizado na sede da SMTT.

Para finalizar o requerimento, o solicitante deve-se dirigir para a sede da SMTT, localizada na Avenida Daniel de La Touche, nº 400, no bairro Ipase de Baixo. Durante o atendimento presencial, serão geradas as taxas necessárias para a liberação do veículo. Após o pagamento, o veículo será liberado.

VER COMENTÁRIOS
Esportes
Entretenimento e Cultura
Concursos e Emprego
Polícia
Mais Notícias