CIDADANIA

Mutirão promove emissão de registros civis em Axixá

Brasil tem mais de 3 milhões de pessoas sem identificação

Foto: Assessoria/Axixá-MA.

Ter um documento de identificação é requisito básico para o exercício da cidadania, pois permite o acesso a benefícios e serviços públicos, inscrição em vestibulares e concursos, dentre outras diversas atividades essenciais.


Quem não possui um documento de identificação fica impedido de votar, fazer o alistamento militar e reclamar benefícios como aposentadoria ou o auxílio emergencial, só para citar alguns exemplos.


No Brasil, segundo dados de 2015 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), existem mais de 3 milhões de pessoas que estão no anonimato, sem qualquer identificação.


Diante desse quadro, teve início nesta quarta (7) o Mutirão da Identidade, realizado no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) do município de Axixá-MA, com o objetivo de suprir a demanda da população local pelo Registro Civil (RG).

O Mutirão da Identidade é uma iniciativa da Prefeitura de Axixá e da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA), com realização em duas etapas. No primeiro momento, foram emitidos 300 documentos, mas a demanda da comunidade tornou necessária uma 2ª etapa para emissão de mais 500 registros, entre 1ª e 2ª via.

Foto: Assessoria/Axixá-MA.

Um dos beneficiados foi Misael Santos, de 42 anos, morador do povoado Santa Rosa. Ele aproveitou para emitir a 2ª via do documento, que já estava antigo, e evitou os gastos com o deslocamento até a capital São Luís.

Já Mateus Brandão, de 19 anos, foi ao Mutirão para obter a 1ª via do documento. “Muitas pessoas não tem condições financeiras para ir até São Luís, e a gente sabe que é preciso ter a carteira até para tirar outros documentos”, conta.


Para garantir a emissão do Registro Civil, o cidadão deve levar certidão de nascimento ou casamento e comprovante de residência. Outros documentos, como CPF, CNH, Cartão do SUS e número do PIS/Pasep também poderão ser adicionados.


O serviço é gratuito, e será oferecido até sábado (10), das 8 às 17 horas. O CRAS do município de Axixá fica na Rua José Ribamar Melo de Almeida, número 1.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias