Em Bacabal, Governo entrega unidade do SINE e reforça ações para geração de emprego
O objetivo é disponibilizar aos trabalhadores bacabalenses uma sede do SINE estruturada para quem busca uma vaga no mercado de trabalho.
Ao lado do vice-governador Carlos Brandão, o secretário estadual de Articulação Política, Rubens Pereira Jr, participou do ato de entrega da nova sede do Sistema Nacional de Emprego (SINE) em Bacabal, nesta quinta-feira (15). A unidade também conta com uma unidade do Centro Estadual de Referência em Economia Solidária (Cresol) e é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), em parceria com a Superintendência Regional do Trabalho e Prefeitura Municipal de Bacabal.
O objetivo é disponibilizar aos trabalhadores e trabalhadoras bacabalenses uma sede do SINE estruturada para quem busca uma vaga no mercado de trabalho, além de contar com um local para treinamentos e qualificações que são promovidos de forma gratuita.
O secretário destacou o compromisso do Governo do Maranhão em garantir parcerias com a Prefeitura de Bacabal e continuar desenvolvendo as políticas públicas no município. “O vice-governador Carlos Brandão assumirá o governo já no início do próximo ano e tem a responsabilidade de dar continuidade ao grande trabalho que vem sendo desenvolvido pelo governador Flávio Dino. Muito já foi feito e muito ainda há por fazer, garantir essa continuidade é uma forma de assegurar uma política voltada para os que mais precisam, assim como o que vem sendo feito hoje em Bacabal”, assegurou Rubens Jr.
O vice-governador Carlos Brandão ressaltou a importância de investir em geração de empregos, sobretudo em um momento de crise como o que o país atravessa atualmente. “Nosso governo tem um olhar para aqueles que mais precisam, por isso seguimos investindo em qualificação e geração de empregos, tenho certeza que essa é a melhor forma de combater esse momento de dificuldades”, afirmou Brandão.
O secretário do Trabalho e Economia Solidária, Jowberth Alves, destacou a ampliação do SINE para outras três cidades. “Queremos inaugurar ainda esse ano mais três unidades do SINE no Maranhão, um na região do Munim, um em Santa Inês e um em Grajaú para tentar ajudar as vidas dos maranhenses nesse momento de pandemia, sabemos que muitas pessoas perderam seus empregos e precisam retornar ao mercado de trabalho”.
O SINE no Maranhão tem o objetivo de integrar os trabalhadores e trabalhadoras por meio de um banco de empregos, a fim de gerar oportunidades, elevar a renda e promover o acesso ao mercado de trabalho. As principais ações desenvolvidas na instituição são a intermediação de mão de obra urbana e rural; orientação ao trabalhador; emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); habilitação ao Seguro-Desemprego; fomento a atividades autônomas e empreendedoras; dentre outras.
Enquanto o Centro Estadual de Referência em Economia Solidária (Cresol) é um espaço de cooperação entre poder público e sociedade civil organizada que tem objetivo de fortalecer os processos de identificação, formação, capacitação e comercialização dos produtos de empreendimentos econômicos solidários do Maranhão; além da Sala do Empreendedor, que facilita a abertura de novas empresas e também a regularização das atividade informais, além de orientação e capacitação para Microempreendedores Individuais (MEI).