Testes de indianos no Maranhão devem sair semana que vem
A medida do governo é de prevenção, uma vez que no dia 20 foi confirmada a presença da variante indiana da Covid-19 em 6 tripulantes, do navio MV Shandong da Zhi
Estão sendo aguardados os resultados dos testes de Covid-19 do tipo RT-PCR nos 38 indianos hospedados em um hotel na capital, além de funcionários e hóspedes do referido hotel, testes esses que foram encaminhados ao Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (LACEN/MA), para posterior envio ao Instituto Evandro Chagas.
O governo do estado informou que, segundo o Governo Federal, a tripulação cumpriu os requisitos do protocolo para entrada em solo nacional, dentre os quais exame negativo de RT-PCR para Covid-19. O Governo Federal é responsável pelo controle de embarque e desembarque no Brasil por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
“Em face deste fato, mesmo respeitando que no caso de portos e aeroportos a fiscalização é federal, o governador do Estado está editando Decreto com uma camada adicional de fiscalização, em complementação ao trabalho do Governo Federal. Com isso, todos os navios, portos e hotéis passam a ser obrigados a notificar à Vigilância Sanitária Estadual os casos de embarque, desembarque e hospedagem de tripulantes estrangeiros que podem, eventualmente, implicar na proliferação de novas variantes do coronavírus”, informou um comunicado do Governo do Estado.
“Hoje editarei decreto sobre fiscalização em portos e tripulações de navios, respeitando a competência federal da ANVISA, mas criando normas complementares de reforço. Além dos controles federais, teremos agora os estaduais”, disse o governador Flávio Dino.
A medida do governo é de prevenção, uma vez que no dia 20 de maio foi confirmada a presença da variante indiana da Covid-19 (chamada de B.1.617) em 6 tripulantes. do navio MV Shandong da Zhi, que saiu da Malásia e chegou ao litoral maranhense em 14 de maio. O navio está em isolamento, e sua tripulação monitorada. Dos 24 tripulantes, 15 estão infectados, sendo que 12 estão assintomáticos.
Os dois 2 que haviam sido internados anteriormente, encontram-se no navio em recuperação. Nove testaram negativo e o indiano de 54 anos, continua internado. A equipe médica afirmou estar acompanhado a tripulação do navio diariamente. A variante B.1.617 é apontada pela Organização Mundial de Saúde como uma das possíveis causas do aumento de casos e óbitos na Índia neste ano.
Resultado de testes
Quando da confirmação da nova cepa, cerca de 100 pessoas que tiveram contato com os três tripulantes que foram internados em um hospital privado da capital foram testados. Os resultados, segundo o governo, devem sair até sexta no MA. Já os resultados dos exames feitos em indianos hospedados em hotel de São Luís devem sair semana que vem.