CÂMARA E ASSEMBLEIA

Parlamentares voltam às sessões presenciais

Vereadores de São Luís e deputados estaduais retornaram suas atividades presenciais tanto na Câmara de Vereadores quanto na Assembleia Legislativa do Maranhão.

A CPI terá o prazo máximo de 90 (noventa) dias para conclusão de seus trabalhos. (Foto: Divulgação)

A Câmara Municipal de São Luís e a Assembleia Legislativa do Maranhão retornaram gradativamente suas atividades presenciais, que foram suspensas no final de fevereiro por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). No Palácio Pedro Neiva de Santana, a volta ocorreu na segunda-feira, 03, após quase dois meses de suspensão das atividades, que vinham acontecendo de forma remota. Já na “Casa do Povo”, onde as sessões plenárias ocorreram em caráter híbrido (presencial e remoto), as atividades voltaram seguindo todos os protocolos sanitários necessários para garantir a segurança dos parlamentares e servidores. Além do Pequeno Expediente e Ordem do Dia, foi incluído também o tempo dos partidos.

Nesta terça-feira, o destaque na Câmara de Vereadores de São Luís foi o vereador Marquinhos (DEM), que atacou verbalmente os ministros do Supremo Tribunal Federal, durante uma sessão ordinária. Marquinhos fez um discurso defendendo o presidente da República, Jair Bolsonaro e aproveitou para criticar a esquerda, além de ter chamado a maioria dos ministros do STF de “vagabundos”. 

“O Supremo Tribunal Federal, a maioria daqueles ministros são tudo vagabundos, a maioria deles não tem amor pela pátria, a maioria deles não estão ali como guardiões da nossa Constituição, mas estão ali pra fazer ativismo político e para sucumbir a democracia do nosso País”, atacou o vereador Marquinhos. O parlamentar também citou o nome do Ministro Gilmar Mendes e disse que ele pagará um preço alto ao prestar conta com Deus, fazendo referência às suas decisões judiciais.

Já na Assembleia Legislativa, o chefe do Legislativo, Othelino Neto (PCdoB), informou que os deputados podem participar presencialmente das sessões, mas, aqueles que ainda não se sentirem à vontade, devem continuar remotamente. “É razão de grande alegria estarmos de volta, ainda que seja apenas uma parte presencial, tendo em vista que, com a maioria no plenário, os debates se tornam mais produtivos e efetivos”, ressaltou.

Othelino Neto enfatizou, ainda, as medidas de segurança determinadas para o acesso ao plenário. “Fizemos algumas exigências, pois o acesso continua restrito e, claro, a máscara e o álcool gel continuam necessários para que possamos estar com segurança no plenário, que é um ambiente fechado. Além disso, todos atualizaram seus exames”, frisou.

O parlamentar também falou sobre o expediente presencial na Assembleia Legislativa, que retornou, na segunda-feira (3), com escalas de trabalho para que o trânsito de pessoas na Casa continue reduzido em todos os setores. “Está sendo de forma escalonada, com parte dos servidores vindo pela manhã e a outra pela tarde, mantendo também os cuidados necessários”, disse.

De acordo com a Resolução Administrativa, que determina o retorno das atividades presenciais na Alema, de forma integral, o horário de funcionamento será das 8h às 17h, sendo que o diretor ou responsável pelo setor deverá adotar a escala de trabalho e encaminhar a relação dos servidores à Diretoria de Recursos Humanos e ao Gabinete Militar, devendo assegurar o distanciamento entre as pessoas em seu local de trabalho.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias