Peixes-bois são encontrados mortos em Humberto de Campos e Guimarães
Três animais foram encontrados nos últimos meses, sendo dois achados mortos por pescadores e um resgatado no domingo (25) pelos Bombeiros, em Ribamar
No último domingo, o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) resgatou um filhote de peixe-boi, na região de Guarapiranga, no município de São José de Ribamar, localizado na região metropolitana de São Luís. O resgate do animal foi no último domingo (25). Isso é uma boa notícia, pois nos últimos meses, outros dois animais foram encontrados mortos por pescadores, nas cidades de Humberto de Campos e Guimarães
Ribamar
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o filhote encontrado em São José de Ribamar tem cerca de dois meses de vida e estava perdido da mãe, sendo que ficou cerca de quatro dias em um igarapé sem alimentação.
O animal foi resgatado por militares do 10º BBM do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) e agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama). O filhote de peixe-boi foi levado para o Cetas/Ibama, onde será tratado até poder retornar ao seu habitat natural.
Peixes-bois mortos
Em 2021, dois animais da espécie foram encontrados mortos no Maranhão.
Humberto de Campos
O primeiro foi no mês de janeiro. No dia 23, um sábado, pescadores encontraram o corpo do animal boiando na comunidade de Rampa, no Rio Mapari, em Humberto de Campos, distante cerca de 180 km da capital maranhense.
Biólogos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) foram ao local do achado para fazer a medição do animal e investigar a causa da morte. O peixe-boi foi enterrado para que posteriormente o esqueleto seja usado para estudos.
Guimarães
Já no dia 7 de abril, no município de Guimarães, distante cerca de 2010 km da capital maranhense, outro peixe-boi foi encontrado morto. O fato só foi divulgado no dia 15, pelo ICMBio.
No dia 10, uma equipe de pesquisadores do ICMBio se deslocou para o município para atender a ocorrência. O peixe-boi foi encontrado morto na praia de Itapiranga e já estava em avançado estado de decomposição.
De acordo com o instituto, o local do encalhe do animal fica no entorno da Reserva Extrativista de Itapetininga, uma das Unidades de Conservação Federais gerida pelo ICMBio São Luís. A ação, coordenada pela bióloga e analista ambiental do instituto, Laura Reis, contou com a presença do secretário de Meio Ambiente de Guimarães, César Ribeiro, entre outros servidores da secretaria e moradores da comunidade. O cadáver do animal também foi encontrado por pescadores da região.
Risco de extinção
O peixe-boi é considerado uma das espécies mais ameaçadas de extinção no Brasil. As principais ameaças ao peixe-boi são: a destruição do seu habitat e a liberação de mercúrio nos rios.
A caça do peixe-boi é ilegal no Brasil. Porém, algumas populações ribeirinhas ainda realizam, para o consumo da carne.