MARANHÃO

Concursos para o Censo 2021 foram suspensos pelo IBGE

Durante a manhã de terça-feira (6), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que suspenderá a realização dos concursos para o Censo 2021.

IBGE inscrição para seleção de trabalhadores no Maranhão. (Foto: Divulgação)

Durante a manhã de terça-feira (6), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que suspenderá a realização dos concursos para o Censo 2021. No estado do Maranhão 691 vagas estavam abertas para agentes censitários supervisor e 5.133 vagas para agente recenseador do IBGE, que iriam fazer a realizar do Censo Demográfico 2021 no Maranhão.

Segundo o IBGE, a suspensão das provas foi ocasionada pelo corte nos recursos que seriam destinados à realização do Censo Demográfico.

De acordo com o órgão, as provas objetivas deveriam ser aplicadas de forma presencial em 18 de abril para agente censitário municipal e agente censitário supervisor. Para recenseadores, as provas também seriam de forma presencial e iria ocorrer no dia 25 de abril, seguindo os protocolos sanitários de prevenção da Covid-19.

Segundo o Instituto, a suspensão das provas teria sido motivada pelo corte de 96% do total de recursos destinados para a realização do Censo Demográfico. Esta redução foi aprovada durante a votação do Orçamento da União no Congresso Nacional para o exercício 2021, que foi divulgado no dia 26 de março.

Este Orçamento aprovado pelo Congresso, fez a redução de R$ 71 milhões do valor destinado para a realização da pesquisa – o valor acordado era de R$ 2 bilhões. O texto ainda não foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro.

O valor, de cordo o instituto, inviabiliza a realização do Censo. Novas datas deverão ser definidas posteriormente, a depender da liberação de recursos.

“O IBGE informa, ainda, que avaliará com o Cebraspe [organizador do concurso] um novo planejamento para aplicação das provas, a depender de um posicionamento do Ministério da Economia acerca do orçamento do Censo Demográfico”, diz o Instituto em nota.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias