COMPRA DE VACINAS

Município do interior do Maranhão entra em consórcio para comprar vacinas

Apenas dois municípios maranhenses estão na lista divulgada pela Federação Nacional dos Prefeitos que listou os interessados em adquirir vacinas

Reprodução

AFederação Nacional dos Prefeitos (FNP) manifestou o interesse em adquirir doses de vacina contra a covid-19 desde a última segunda-feira (1º) e segundo atualização na tarde de ontem já contava com a adesão de 649 prefeituras do Brasil. Segundo a lista divulgada, apenas duas cidades maranhenses aderiram ao “consórcio”: São Luís e Bom Jesus das Selvas.

O prazo que as administrações municipais tem para assinar o termo de intenção de participar do consórcio vai até amanhã. A previsão é que a associação seja efetivamente instalada até o dia 22 de março. Deve ser ainda elaborado um modelo de projeto de lei para ser enviado às câmaras municipais para que as cidades participem das compras.  A ideia é que as prefeituras possam comprar as vacinas caso o Plano Nacional de Imunização (PNI), coordenado pelo Ministério da Saúde, não seja capaz de suprir toda a demanda. “O consórcio não é para comprar imediatamente, mas para termos segurança jurídica no caso de o PNI não dar conta de suprir toda a população. Nesse caso, os prefeitos já teriam alternativa para isso”, explicou o presidente da FNP, Jonas Donizette, durante a reunião de lançamento da iniciativa.

Desde o anúncio, diversas capitais manifestaram interesse, portanto, a inclusão de São Luís na lista dos municípios não é nenhuma surpresa, mas o nome de Bom Jesus das Selvas, com apenas 34.567 habitantes, é uma novidade para os maranhenses.

Bom Jesus das Selvas é administrado pelo prefeito Fernando Coelho (PDT) e fica próximo dos municípios de Açailândia e Santa Luzia, de onde fazia parte antes de ser emancipado em 1994.

Estão sendo avaliadas formas de financiar a aquisição dos imunizantes. Há três possibilidades principais: recursos do governo federal; financiamento por organismos internacionais e doações de investidores privados brasileiros. 

Procurado pela reportagem o  prefeito de Bom Jesus das Selvas, Fernando Coelho destacou a necessidade de aderir a todos os instrumentos possíveis para a contenção da transmissão do vírus.  “Melhorar a saúde e a qualidade de vida da população é um desafio constante para todo gestor. Aqui isso é levado a sério, tratado como prioridade e com medidas realmente efetivas para a contenção dessa doença que aflige, causa dor e sofrimento em todo o mundo”, enfatiza o Prefeito, segue ainda afirmando que “a vacina é o instrumento mais eficaz de combate ao Coronavírus, por isso buscamos de forma incessante sua aquisição até que toda a população esteja imunizada, de outro norte, se faz necessário se acreditar na ciência sempre, devemos seguir com rigoroso código de conduta para manter o distanciamento social, lavar sempre as mãos, utilização do álcool em gel, é obrigação de todos contribuir, ter o cuidado e respeito com sua vida e a com vida dos outros” finaliza.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias