Durante três dias, a Ponte Metálica que faz a ligação de Timon para Teresina será fechada totalmente
Nesta quinta-feira (18), a Prefeitura de Timon, comunicou, que a Ponte João Luís Ferreira, ficará totalmente interditada durante três dias, para limitar o trafego de pessoas e evitar o avanço da pandemia de Covid-19.
Nesta quinta-feira (18), a Prefeitura de Timon, cidade que fica localizada a 450 km de São Luís, comunicou, que a Ponte João Luís Ferreira, a famosa Ponte Metálica, que liga a cidade maranhense à Teresina (PI), ficará totalmente interditada durante três dias, para limitar o trafego de pessoas e evitar o avanço da pandemia de Covid-19.
Durante esta quinta-feira, a Ponte Metálica foi parcialmente fechada no sentido Teresina (PI) Timon (MA). A partir desta sexta-feira (19) até o domingo (21), a ponte será totalmente interditada nos dois sentidos.
Somente na segunda-feira (22), o tráfego de veículos nos dois sentidos será liberado. Segunda a prefeitura, a medida foi tomada por causa do aumento do número de casos de Covid-19 na cidade de Timon.
De acorda com a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES), até a quarta-feira (17), a cidade já tinha registrado 5.640 casos do novo coronavírus.
Medidas restritivas
Devido o avanço da pandemia em Timon, a prefeitura divulgou um decreto reduzindo o funcionamento de atividades não-essenciais até o domingo (21).
A realização de eventos culturais, funcionamento de casas de shows, atividades esportivas, festas de aniversários, confraternizações em geral que promovam aglomeração em ambiente fechado ou aberto estão suspensos no município.
Os bares restaurantes, lanchonetes e balneários só estão funcionando em modalidade drive-thru ou delivery, desde a quarta-feira (17). Supermercados poderão funcionar normalmente, mas não podem vender bebidas alcoólicas durante o sábado (20) e domingo (21).
Já o comércio de rua poderá funcionar das 9h às 17h e os shoppings centers terá o funcionamento das 10h às 21h. O fim de semana, nem as lojas de rua e nem shoppings poderão funcionar.
Existem algumas restrições para o funcionamento de atividades comerciais.
- Panificadoras e padarias – 6h às 21h;
- Supermercados, mercearias e afins – 7h às 21h;
- Hortifrutigranjeiros, feiras livres e mercados municipais – 5h às 16h;
- Farmácias, comercio varejista e atacadista de produtos farmacêuticos – 24h;
- Comércio atacadista e distribuidoras de material de construção e medicamentos – 24h;
- Delivery de alimentação e bebidas – 6h às 23h;
- Serviços médicos hospitalares e veterinários – 24h;
- Autoescolas – 8h às 17h;
- Açougues e lojas de carnes – 6h às 17h;
- Postos de gasolina – 24h
- Indústrias – 24h;
- Lotéricas – 9h às 21h;
- Bancos – horário definido em regulamentação específica.
O que poderá continuar funcionando em Timon
- Mercearias, mercadinhos, mercados, supermercados, hipermercados, padarias e produtos alimentícios;
- Farmácias, drogarias, produtos sanitários e de limpeza;
- Oficinas mecânicas e borracharias;
- Lojas de conveniência e lojas de produtos alimentícios situadas em rodovias federais ou estaduais na premissa territorial de Timon que atendam aos serviços de transporte de cargas intermunicipais ou interestaduais;
- Postos revendedores de combustíveis e distribuidoras de gás;
- Hotéis, com atendimento exclusivo dos hóspedes;
- Distribuidoras e transportadoras;
- Serviços de segurança pública e vigilância;
- Serviços de alimentação preparada e bebidas exclusivamente para sistema de delivery ou drive-thru;
- Serviços de telecomunicação, processamento de dados, call center e imprensa;
- Serviços de saúde, respeitadas as normas expedidas pelo Poder Executivo Municipal;
- Serviços de saneamento básico, transporte de passageiros, energia elétrica e funerários;
- Agricultura, pecuária, extrativismo e indústria;
- Bancos e lotéricas.
Fiscalizações
Para o período de validade do decreto, as medidas terão a fiscalização por uma força-tarefa que foi montada pela Prefeitura de Timon.
Essas ações serão fiscalizadas pela Vigilância Sanitária, Guarda Civil Municipal, Secretaria Municipal de Segurança Pública, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Procon, DMTrans, Conselho Tutelar, Ciretran, Ouvidoria, CIMU, SLU, Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e conta com o apoio do Ministério Público Estadual.