SAÚDE

Estoque crítico: Hemomar realização ação com ônibus de coleta de sangue

A partir de sábado (20), a programação da unidade móvel deve ser realizada no Parque do Rangedor, Calhau

Falta de doadores é considerada prejudicial para a saúde de pacientes que necessitam de tratamento sanguíneo. (Foto: Reprodução)

Por conta da baixa no estoque de sangue do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), um ônibus equipado para a doação de sangue ficará estacionado em pontos estratégicos da cidade.

A Hemomar tem a expectativa de que ocorra pelo menos 250 doações por dia, apenas em um unidade móvel. A partir de sábado (20), a programação da unidade móvel deve ser realizada no Parque do Rangedor, Calhau.

De acordo com relatório que foi divulgado pela Hemomar na última segunda-feira (15), os estoques de sangue estão em estado crítico, exceto o tipo sanguíneo B-.

Requisitos básicos para doação

  • Estar em boas condições de saúde.
  • Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos, menores de 18 anos, precisão de um documento de autorização.
  • Pesar no mínimo 50kg.
  • Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
  • Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
  • Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Carteira Nacional de Habilitação e RNE-Registro Nacional de Estrangeiro*).
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias