Primeiro dia de vacinação em São Luís: Filas longas e ausência de distanciamento
Nesta primeira fase de vacinação, os grupos contemplados são: trabalhadores da Saúde, população indígena em seus territórios, pessoas com deficiência institucionalizadas e pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas
Na última terça-feira (19), o Centro Municipal de Vacinação, localizado no Multicenter Sebrae, iniciou suas atividades com o objetivo de cumprir o plano municipal de vacinação em São Luís. Mas na manhã desta quarta-feira (20), foram registradas falhas na organização de pessoas nas filas.
Nesta primeira fase de vacinação, os grupos contemplados são: os trabalhadores da Saúde, população indígena em seus territórios, pessoas com deficiência institucionalizadas e pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas.
A partir desta quarta, os idosos com mais de 60 anos em instituições de longa permanência como asilos, começaram a ser vacinados nas próprias instituições com profissionais específicos para o atendimento.
O município de São Luís recebeu cerca de 18 mil doses do imunizante. Já o estado do Maranhão recebeu 120 mil doses da CoronaVac, 80 mil a menos que o esperado nesse primeiro momento para distribuir nos municípios.
Na segunda-feira (18), o secretário de articulações políticas e comunicação social, Rubens Jr, utilizou suas redes sociais questionou a centralização da vacinação em um único ponto. Confira:
Uma dúvida sincera: aqui em SL, não era melhor vacinar nas UBS ou nos locais de trabalho dos profissionais de saúde, em vez de centralizar no Sebrae?
— Rubens Jr (@rubenspereirajr) January 18, 2021
Mas no início da tarde desta quarta, foi registrado uma melhor organização das filas e obediência às regras de distanciamento social dentro do Centro de Vacinação.
Através de nota a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informou que mesmo com o aumento na procura de vacinas pelos profissionais, está seguindo todos os protocolos sanitários no Centro Municipal de Vacinação contra a Covid.
Confira nota na íntegra
A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informa que, mesmo com o aumento na procura de vacinas pelos profissionais, está seguindo todos os protocolos sanitários no Centro Municipal de Vacinação contra a Covid. Na entrada, as pessoas estão tendo suas temperaturas aferidas e há a disponibilização de álcool em gel. Os profissionais estão sendo conduzidos de forma ordenada a se sentarem em cadeiras e aguardar a triagem e o recebimento da vacina. Ainda no local, ambulâncias e equipes multiprofissionais estão dando suporte para qualquer eventualidade que possa acontecer.