Apagão

Matéria de O Imparcial fez previsão do apagão

A matéria foi veiculada no dia 30 de novembro de 2020 em nosso jornal impresso e já alertava para os riscos no estado

Reprodução

No dia 30 de novembro de 2020, uma matéria veiculada na editoria de Vida, do jornal impresso O Imparcial, escrita pelo jornalista Samartony Martins, falava de uma possibilidade de um apagão no Maranhão. A época, acontecia um blackout no estado do Amapá, que durou vários dias. Ontem, sexta-feira (8), um apagão deixou a Grande Ilha de São Luís com vários problemas e gerou transtornos no trânsito e em vários setores da região metropolitana de São Luís.

Matéria veiculada na editoria de Vida, do jornal O Imparcial, escrita pelo jornalista Samartony Martins

A matéria também foi ao ar em O Imparcial on-line no dia 1 de dezembro de 2020.

Saiba mais: Apagão no Maranhão não está descartado, diz especialista

O jornalista Samartony Martins conversou com exclusividade com o advogado Wellington Araújo Diniz, diretor jurídico do Sindicato dos Urbanitários do Maranhão e Membro da Coordenação do Coletivo Nacional dos Eletricinetários (CNE).

O especialista revelou que: “no Maranhão, o sistema elétrico é em anel, ou seja, mesmo que você perca uma fonte principal, há a alimentação por outras fontes de semelhante capacidade de alimentar o nosso estado em caso de uma perda de energia. Agora, se a análise for pelo aspecto político energética, o apagão ocorrido no Amapá pode acontecer em qualquer lugar do Brasil, isto porque o governo federal sob a justificativa de não investir na expansão do setor elétrico nacional, privou a Eletrobras de participar dos últimos leilões de energia nova. O que se mostra um contrassenso, visto que a Eletrobras superou a difícil situação em que se encontrava no início de 2016, com uma relação Dívida Líquida / EBITDA da ordem de 9,5. Por outro, mesmo tendo recuperado sua saúde financeira e capacidade de investimento, a companhia segue praticamente ausente dos leilões de novos empreendimentos”, ressaltou.

No Maranhão, o sistema elétrico é em anel, ou seja, mesmo que você perca uma fonte principal, há a alimentação por outras fontes de semelhante capacidade de alimentar o nosso estado em caso de uma perda de energia. Agora, se a análise for pelo aspecto político energética, o apagão ocorrido no Amapá pode acontecer em qualquer lugar do Brasil.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias