METEOROLOGIA

Chuvas são ocasionais no estado do Maranhão

Segundo o Laboratório de Meteorologia do Maranhão, chuvas isoladas ainda deverão ter ocorrência nos próximos dias, mas o Maranhão ainda está na estação seca

A virada do ano deve ser de chuva em grande parte do país. (Foto: Divulgação).

Os últimos dias nublados e com pancadas de chuva ainda não são indícios de que o estado está chegando no período chuvoso. Quem acha que a estação chuvosa já está chegando deve se contentar com tempo nubloso e chuvas isoladas. Chuvas intensas mesmo só a partir de janeiro de 2021, segundo o Núcleo Geoambiental (Laboratório de Meteorologia do Maranhão).

O Maranhão ainda está no período seco, e esse clima mais ameno dos últimos dias representa as consequências da influência do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) que, pelo menos pelos próximos 5 dias, vai provocar a formação de nuvens carregadas e a prevalência de chuva em alguns locais.

O VCAN é uma área onde os ventos nos níveis mais altos da atmosfera giram no sentido horário, fazendo com que o ar seco desses níveis mais altos desçam para a superfície. O VCAN funciona como uma massa de ar seco para as áreas que estão mais próximas ao seu centro. Já nas bordas deste sistema, na chamada periferia, ocorre formação de nuvens. Quem explica o sistema é o Chefe do Laboratório de Meteorologia, Gunter Reschke. “A gente não iniciou a estação chuvosa, o que acontece é que a partir do mês de novembro no Maranhão há uma influência do sistema meteorológico VCAN, e quando o centro desse sistema está próximo da costa leste do Nordeste brasileiro significa que ele pode causar chuvas. Esse sistema pode ou não favorecer as chuvas no Maranhão, tudo vai depender da posição dele. Sempre que ele tiver mais ao centro do território, ele inibe a formação de nuvens chuva, mas a posição dele, agora, está ideal para o favorecimento de nuvens de chuvas em todo o estado”, disse Gunter Reschke.

O sistema deve atuar ainda no Nordeste, por pelo menos até os próximos 5 dias, com a circulação de ventos em médios níveis da atmosfera que vai gerar nuvens carregadas durante o dia provocando pancadas de chuva no estado. “Isso não quer dizer que iniciou a estação chuvosa. Climatologicamente o mês de novembro chove em torno de 15mm, é pouco, mas claro que tem ano que chove um pouco mais, um pouco menos. 2011 foi um ano que choveu 51 mm em dois dias, por exemplo. O VCAN está atuando desde terça-feira, inclusive na baixada maranhense choveu e na Ilha, em alguns bairros também”, comentou Gunter. Porém, ele ressaltou que a chuva que caiu não amenizou os focos de queimada mais intensos na segunda parte do ano no interior do estado, por ainda estarmos no período seco.

Isso não quer dizer que iniciou a estação chuvosa. Climatologicamente o mês de novembro chove em torno de 15mm

Nos próximos dias a circulação de ventos em médios níveis da atmosfera vai gerar nuvens carregadas durante o dia que vão provocar pancadas de chuva, no Maranhão, e em São Luís.

De acordo com o especialista, a estação chuvosa deve ter início para o setor norte do Maranhão a partir de janeiro, entretanto se o sistema VCAN ficar mais frequente poderemos ter mais chuvas durante este mês de novembro. “Isso só pode ser verificado com a previsão, mas estamos próximo da transição, dezembro está bem aí. Nós tivemos quatro anos consecutivos com períodos de boas chuvas no Maranhão e a previsão é de que em 2021 também seja”, acredita Gunter.

Uma reunião climática deve ocorrer ainda neste mês de novembro com vários meteorologistas do Brasil para fechar a previsão climática dos próximos três meses para o Nordeste, que, com a pandemia, o calendário da reunião ficou comprometido.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias