RIO MEARIM

Leão-marinho continua perdido no município de Arari

O animal foi visto nesta semana em um povoado ribeirinho de Arari. O local é conhecido como São José e alguns pescadores o encontraram um pouco debilitado

Reprodução

Desde a semana passada, vários vídeos e fotos mostram um leão-marinho perdido no Rio Mearim, na cidade de Arari, distante cerca de 172 km da capital maranhense.

A primeira aparição do animal foi no dia 21 de setembro, em uma localidade conhecida como Rua da Beira. Dias depois ele foi flagrado nas proximidades da Ponte Grande.

O animal foi visto nesta semana já em um povoado ribeirinho de Arari. O local é conhecido como São José e alguns pescadores o encontraram já um pouco debilitado, na faixa de areia. Os pescadores ainda tentaram alimentar o animal, que rejeitou o peixe.

No vídeo gravado, as pessoas que encontraram o mamífero pedem que as imagens fossem divulgadas e que chegassem às autoridades de Meio Ambiente para que o leão-marinho seja resgatado urgentemente e devolvido ao seu habitat natural.

Alguns biólogos trabalham com a teoria de que o leão-marinho possa ter se perdido do bando após ter passado por uma pororoca, fenômeno natural do encontro entre águas do mar e do rio, que também acontece no Rio Mearim.

O que chama a atenção é a distância percorrida pelo animal, pois no Brasil, a ocorrência desses animais é bem limitada.

Durante o inverno, um grupo de leões-marinhos costuma frequentar a chamada Ilha dos Lobos, na cidade de Torres, no Rio Grande do Sul, fugindo do inverno rigoroso da Patagônia, na Argentina.

A maioria dos animais que vem para o Brasil são machos e jovens, uma vez que as fêmeas permanecem na Patagônia para cuidar dos filhotes.

Leões-marinhos são carnívoros, ou seja, se alimentam de outros animais. A principal fonte alimentar dos leões-marinhos são os peixes, crustáceos e moluscos (como lulas e polvos), mas ocasionalmente podem ser alimentar de aves. A organização social é composta por haréns, com um macho dominante e muitas fêmeas. Esse tipo de organização é denominada poliginia.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias