MARANHÃO

Acidentes de trânsito reduzem em mais de 30% em um ano no Maranhão

Estudo feito pelo consórcio que gerencia o Seguro DPVAT prevê redução de mortes no Brasil, mas mesmo assim, país permanece com média de 30 mil mortes/ano

Reprodução

Um levantamento feito pela Seguradora Líder, administradora do consórcio que gere o Seguro DPVAT, traz um levantamento inédito com projeções de acidentes até o final de 2020. O estudo prevê uma queda de 19% no número de ocorrências em todo o país, considerando o período de isolamento social por conta da pandemia da Covid-19. A estimativa é que 229.646 vítimas sejam indenizadas pelo seguro em acidentes ocorridos neste ano.

No Maranhão essa redução, segundo a projeção será de 24,9%, considerando janeiro a dezembro. No ano passado, segundo a estatística da Seguradora, ocorreram 1.459 mortes no trânsito. A estimativa para este ano será de 1.096.

Na Região Metropolitana de São Luís, de acordo com o Relatório Quantitativo Diário de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) e Outras Mortes, da Secretaria de Estado e Segurança Pública, ocorreram no mês de agosto, 8 mortes acidentais de trânsito, sendo 3 por atropelamento, 3 por colisões e 2 por choque.

Neste mês de setembro, a redução foi de 25%, quando foram registradas 6 mortes (1 colisão, 3 atropelamentos, 1 capotamento e 1 choque).

O último registro na estatística da SSP foi do acidente ocorrido na madrugada do último domingo (27), que vitimou Rosane Alves, 23 anos, quando esta saía de uma casa de shows na Avenida São Luís Rei de França, no Turu.

Sobre esse acidente em questão, de acordo com as câmeras de videomonitoramento do local, Rosane atravessava a avenida com outros 4 amigos quando foi colhida por uma caminhonete segundos antes de chegar ao canteiro central.  O condutor da caminhonete fugiu sem prestar socorro. A investigação está em andamento pela Delegacia de Acidentes de Trânsito.

Maranhão entre os estados com redução

Com relação aos acidentes de trânsito, dentre os estados com previsão de maior quantidade de acidentes a serem indenizados pelo seguro este ano estão: São Paulo (29.477), Minas Gerais (28.107), Santa Catarina (16.938) e Goiás (13.401). As maiores reduções de acidentes destacam-se nos estados do Ceará (35% de redução), Maranhão (37%), Sergipe (38%) e Acre (38%).

Apesar da redução, segundo dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS) o Brasil permanece com uma média de 30 mil mortes causadas por acidentes e cumpriu, até 2019, 30% da meta da Década de Ação pela Segurança no Trânsito da Organização das Nações Unidas (ONU).

Para chegar a esses números, a seguradora usou a base histórica de pagamentos do seguro, segundo a diretora de Controladoria e Finanças da Seguradora Líder, Maria Valins “Projetamos a quantidade de acidentes que terão direito à indenização, utilizando metodologia estatística capaz de captar padrões e adotada amplamente pelo mercado segurador. O que chama a atenção é que, mesmo no período de pandemia, o cenário do trânsito no país ainda é muito preocupante”, afirmou. Além disso, no levantamento, foi considerado o fato de que o beneficiário do Seguro DPVAT possui até três anos após o acidente para dar entrada no pedido de indenização. O estudo também leva em consideração variáveis externas como as políticas públicas de prevenção e educação no trânsito.

No Maranhão ocorreram 12.953 acidentes em 2018, segundo o levantamento da seguradora seguindo a base histórica de pagamentos do seguro. Em 2019 foram 11.708 e até então,  em 2020, 7.323 ocorrências.

Registros

Do total de ocorrências previstas pelo estudo até o final de dezembro, 143.842 estão relacionadas a coberturas por invalidez permanente, 56.408 a indenizações para despesas médicas e 29.396 a casos de morte. Os motoristas lideram o ranking das vítimas com participação em 144.225 das ocorrências, 62% do total. Já quando considerada a faixa etária mais sujeita a acidentes de trânsito, pessoas com idades entre 25 a 34 anos são as principais vítimas, presentes em 61.602 das ocorrências, 27% do universo projetado para este ano. Quanto ao perfil dos veículos, as motocicletas seguirão sendo as responsáveis pela maior parte dos acidentes indenizados. A previsão é que 180.597 vítimas recebam o Seguro DPVAT por conta de ocorrências envolvendo motos, ou seja, 79% do total. Na média por 100 mil habitantes, das 14 mortes registradas por ano, sete são causadas pelo veículo.

Semana Nacional do Trânsito

Nas rodovias federais do Maranhão também foi observada redução no número de acidentes, durante a Semana Nacional do Trânsito, que ocorre anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, ocorreram 22 acidentes, com 23 feridos e 7 mortos. 85% das mortes foram de ocupantes de motocicletas.  Os acidentes com óbito ocorreram nas BRs 010 e 316, nos municípios Campestre do Maranhão, Carolina, Santa Inês e Timon.

Foram realizadas 744 multas, sendo destaque para a infração de condutor ou passageiro sem capacete, somando 204 autuações. Em 2019, no mesmo período,  ocorreram 30 acidentes, com 6 mortos e 31 feridos.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias