ALIMENTOS

“Restaurantes populares vão estar em todas as cidades do Mais IDH”, diz Márcio Honaiser

O Restaurante Popular vai chegar às 30 cidades do Mais IDH, como conta na entrevista abaixo o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Márcio Honaiser

Foto: divulgação

Quanto custa uma refeição completa, saborosa, balanceada e nutritiva? Em 25 das 30 cidades mais carentes do Maranhão, custa R$ 2. É que esses municípios já têm Restaurantes Populares, que estão sendo entregues pelo Governo do Maranhão.

Em todo o Estado, contando todas as cidades, são 52 unidades. Vinte e cinco delas estão nos municípios do Plano Mais IDH, que leva ações para melhorar a qualidade de vida nesses locais.

O Restaurante Popular vai chegar às 30 cidades do Mais IDH, como conta na entrevista abaixo o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Márcio Honaiser. E também vai continuar se expandindo para os demais municípios (onde a refeição custa R$ 3).

Honaiser também revela que, a partir desta terça-feira (1º), os Restaurantes Populares da capital vão reabrir os refeitórios para consumo no local, com capacidade reduzida.

IMPARCIAL – Qual o impacto de termos Restaurantes Populares em 25 das 30 cidades do Mais IDH?
Márcio Honaiser – É importante ter em todas as cidades, principalmente nestas do Mais IDH. Vamos chegar a todas elas. É muito importante porque leva segurança nutricional e alimentar a essa pessoas, exatamente nos municípios com o menor IDH, onde as pessoas mais precisam.

Como é a refeição?

É uma refeição de qualidade nutricional e de sabor, e de baixo custo. Garante para as pessoas que mais precisam uma alimentação segura, saudável, que vai ajudar no fortalecimento e desenvolvimento dela. As pessoas bem alimentadas têm mais disposição para o trabalho, para enfrentar a vida.

O que mais funciona nesses restaurantes?

Ali não é somente um restaurante. A gente chama de Restaurante Popular, mas na verdade são Centros de Referência de Segurança Alimentar e Profissional. Além de fornecer alimentação, temos atendimento na área médica, tirando pressão, e acompanhamento nutricional. O nutricionista passa o cardápio ideal para as pessoas.

Temos o pessoal da educação física, fazendo exercícios com as pessoas da melhor idade, vamos ter atendimentos psicológicos. São vários outros serviços, além de cursos e treinamentos. Temos uma sala para fazer treinamento com a população local, utilizando os produtos naturais da própria região.

Os restaurantes também ajudam na economia local?

Eles são muito importantes porque parte dos produtos utilizados no restaurante vem da agricultura familiar. Fomenta bastante a pequena produção, além de gerar empregos locais e serviços na economia. Ajuda a fortalecer a economia do município.

Essa rede vai continuar crescendo?

Sim. Está prevista ainda neste ano a inauguração de mais quatro nos municípios do Mais IDH, além de parceria com outras cidades, que poderão acontecer ainda em 2020.

A partir desta terça (1º), haverá mudanças nos Restaurantes Populares de São Luís?
Como São Luís já está superando uma boa fase do problema da pandemia do Covid-19, já temos condições de atender de forma híbrida. Vamos poder usar o espaço do nosso restaurante, do refeitório, para consumir lá mesmo.

Uma parte pega os produtos em embalagens descartáveis para levar e comer. E outra parte, que não tem para onde levar e comer

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias