SÃO LUÍS

Prefeito Edivaldo Holanda entrega nova Praça da Bíblia

A praça e o entorno foram totalmente requalificados com novos projetos de melhoria de pavimentação, paisagismo, iluminação, drenagem, passeios de pedestres, canteiro central, incluindo acessibilidade universal; reforma do espaço integra pacote de obras que estão sendo executadas no Centro

Reprodução

O prefeito Edivaldo Holanda Junior entregou, na noite desta terça-feira (4), a Praça da Bíblia, que foi totalmente reconstruída por meio do programa São Luís em Obras. O local recebeu projetos de paisagismo, ur­banização, iluminação, entre outras me­lhorias que tornaram o espaço mais mo­derno e organizado. A nova praça é mais um ambiente de lazer, convivência, prática esportiva e cultural na cidade e soma-se ao maior pacote de investimentos realiza­dos pela Prefeitura de São Luís no Centro da capital nas últimas décadas.

“A Praça da Bíblia é um espaço com 42 anos de história e estava totalmente com­prometida. Nós reconstruímos a praça e agora estamos entregando mais um espaço totalmente requalificado no Centro, onde estamos fazendo o maior investimento das últimas décadas. Estão em obras espaços importantes como o Parque do Bom Me­nino, Nhozinho Santos, praças da Miseri­córdia e da Saudade, Largo do Carmo, Pra­ça João Lisboa, Rua de Nazaré e entorno, a Fonte do Bispo, Mercado das Tulhas, entre outras apenas no Centro. Com isso, esta­mos recuperando a área central da cidade, trazendo as famílias e devolvendo o sen­timento de pertencimento dos morado­res. Este é o programa São Luís em Obras por meio do qual estamos transformando toda a cidade, inclusive reformando ou re­construindo mais de 100 praças”, destacou o prefeito Edivaldo. As obras do Largo do Carmo, Praça João Lisboa e Mercado das Tulhas contam com a parceria do Institu­to do Patrimônio Histórico e Artístico Na­cional (IPHAN).

Durante a inauguração da nova Praça da Bíblia o prefeito Edivaldo esteve acom­panhado da primeira-dama, Camila Ho­landa; do vice-prefeito, Julio Pinheiro; dos secretários municipais de Projetos Espe­ciais, Gustavo Marques; Obras e Serviços Públicos, Antonio Araújo; Fazenda, Delcio Rodrigues; Governo, Pablo Rebouças; de Planejamento, Cursino Moreira; de Repre­sentação Parlamentar, Nonato Chocolate; do Turismo, Socorro Araújo; de Trânsito e Transporte, Israel Pethros; da presiden­te do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela; do presidente da Fundação Municipal do Patrimônio Histó­rico, Aquiles Andrade; do superintendente do IPHAN no Maranhão, Maurício Itapa­ry; do coordenador do Comitê Gestor da Praça da Bíblia, Edimilson Gama Sousa e de um representante do Conselho Tutelar da Área Centro, Daniel Ferreira.

Em função do simbolismo que o logra­douro tem, lideranças católicas e evangé­licas participaram da solenidade de inau­guração do espaço, a exemplo do Padre César, da Paróquia Nossa Senhora da Con­ceição do Coroadinho e do Pastor Charles, da Igreja Batista Central.

O vice-prefeito, Julio Pinheiro, afirmou que a entrega da Praça da Bíblia é mais um compromisso da gestão do prefeito Edi­valdo que foi cumprido. “Esta é mais uma obra importante do Centro que foi entre­gue. Esta praça tem um simbolismo mui­to importante por tudo que ela representa para a cidade. Agora é mais um espaço de lazer, prática esportiva e atividades cul­turais”, disse.

PRAÇA DA BÍBLIA

Fundada há 42 anos, a Praça da Bíblia já foi palco de grandes eventos, mas nos úl­timos anos ficou abandonada pelo poder público. A praça e o entorno foram total­mente requalificados com novos projetos de melhoria de pavimentação, paisagismo, iluminação, drenagem, passeios de pe­destres, canteiro central, incluindo aces­sibilidade universal. O objetivo da obra foi organizar e estruturar este espaço ur­bano, proporcionar a criação de condi­ções para a sua apropriação não só pelos moradores, mas, também, por visitantes e turistas, por meio do lazer e da sua so­cialização, e ainda, contribuir com a me­lhoria da qualidade de vida e saúde públi­ca.

O novo espaço, que tem 7.500 metros de extensão, agora conta com três quios­ques de alimentação, playground para a recreação infantil, academia ao ar livre para idosos, sala para o Comitê Gestor da Praça da Bíblia, nova parada de ôni­bus, abrigo de táxi, local para banca de revista, área verde, área livre para recrea­ção, passeios, espaço para a realização de eventos sociais e culturais. Foi implantada iluminação em LED, que é mais eficien­te e econômica, além de novo mobiliário urbano como bicicletário, lixeiras para o descarte adequado dos resíduos sólidos, bancos, guarda-coco, entre outros. Toda a estrutura conta com rampas para aces­so por pessoas com dificuldades de loco­moção, banheiros, inclusive para pessoas com deficiência e sinalização.

O titular da Sempe, Gustavo Marques, afirmou que todas as obras executadas no Centro têm como objetivo oferecer novos atrativos para a população. “A Praça da Bíblia, assim como outros espaços que o prefeito Edivaldo está requalificando no Centro, era uma área sem atrativos para a população. Agora é mais um espaço que pode ser usado pelos moradores do en­torno, de outras áreas da cidade e turistas, pois tem uma variedade de equipamen­tos de lazer, promoção da saúde e socia­lização”, disse.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias