MELHORIAS

Obras de revitalização avançam no Centro Histórico

Com frentes simultâneas de trabalho, Prefeitura de São Luís avança em obra de reforma do Largo do Carmo e Praça João Lisboa

Reprodução

Nesta semana, a Prefeitura de São Luís iniciou a colocação dos postes de iluminação na Praça João Lisboa e Largo do Carmo, que estão sendo reformadas pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior por meio do programa São Luís em Obras. Os trabalhos, que têm a parceria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), contemplam ainda obras de reforma da Rua de Nazaré e entorno.

Além da colocação dos postes, que seguem o modelo original, de ferro fundido, várias ações estão ocorrendo simultaneamente no local como a instalação das lixeiras e o trabalho de jardinagem, com a plantação de grama ao redor das árvores do logradouro, bem como a reforma das calçadas das vias no entorno.

“Investir na revitalização da arquitetura das praças e locais históricos do Centro significa promover o exercício da cidadania, levando a população a usufruir e cuidar dos espaços públicos. Com a obra na João Lisboa, Largo do Carmo e entorno, estamos devolvendo a uma importante área da cidade o status de cartão-postal da nossa ilha”, ressalta o prefeito Edivaldo.

No Largo do Carmo, está sendo concluído o trabalho no piso, totalmente reformado, dando lugar a um pavimento misto de porções de granilite polido (tipo de cimento de alta resistência) com trechos de paralelepípedos e também piso tátil, ou seja, caminhos em alto relevo, que servem para orientar pessoas com cegas ou com deficiência de visão.

A obra, por ocorrer em um espaço no coração do Centro Histórico, Patrimônio da Humanidade, segue a padrões técnicos rigorosos para preservar a originalidade do logradouro, ao mesmo tempo em que promove a modernização do espaço público, renovando e valorizando toda a arquitetura local.

“A parceria das ações da Prefeitura com o IPHAN tem dado ótimos resultados nos últimos anos, não somente na revitalização do Largo do Carmo e Praça João Lisboa, mas também em ações anteriores como a readequação da Rua Grande, Praça Deodoro e do Panteon, Pedro II, entre outras, que estão seguindo o mesmo rigor técnico que visa preservar os aspectos arquitetônicos originais em harmonia com as necessidades atuais de mobilidade e acessibilidade para pessoas com capacidade de locomoção limitada, como idosos e portadores de necessidades especiais”, destacou o superintendente do IPHAN no Maranhão, Maurício Itapary.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias