Começa na segunda-feira a aferição de taxímetros em Paço do Lumiar
Esta é a primeira vez que o município realiza este tipo de operação
Taxistas do município de Paço do Lumiar devem ficar atentos ao período de aferição obrigatória de taxímetros em 2020. A operação de verificação para os veículos licenciados pela prefeitura começa nesta segunda-feira (24) e cai até o próximo dia 04 de setembro e será realizada pelos técnicos do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq/MA). Esta é a primeira vez que o município realiza este tipo de operação e acontecerá na Av.01 do Maiobão, próximo a Associação da Assembleia Legislativa.
De acordo com a portaria publicada pelo Secretario Municipal de Transporte de Paco do Lumiar, Pádua Nazareno, por conta da pandemia do novo coronavírus (covid-19), teve que adaptar a atual realidade, e o cronograma de verificação determina que os taxistas devem realizar o agendamento e a emissão do GRU por meio do site http://servicos.inmetro.rs.gov.br//agendamento, como forma de prevenção à doença e para evitar aglomeração durante o procedimento. No ato da verificação os taxistas deverão apresentar os seguintes documentos Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV); Alvará da Prefeitura atualizado; Guia de Reconhecimento (GRU), além de documento de identidade.
A quantidade de agendamentos para aferição dos taxímetros será limitada em 32 instrumentos por dia.
“Toda essa atividade de aferição ela segue os protocolos sanitários do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde de forma que todos os cuidados serão tomados e os taxistas deverão comparecer com máscaras e vamos disponibilizar álcool gel. Optamos pelo agendamento para evitar aglomeração e contagio do novo coronavírus”, explicou Pádua Nazareno.
Um levantamento feito pela Secretaria Municipal de Transporte, revelou que Paco do Lumiar hoje conta com que uma frota de 240 taxistas com suas permissões atualizadas que circulam pela cidade e municípios vizinhos como São Luís e São José de Ribamar todos os dias.
“ A aferição dos taxímetros é importante por dois motivos. O primeiro porque garante a cobrança de um valor justo de tarifa, beneficiando com isso o consumidor e o usuário do serviço, beneficiando também o taxista que será remunerado de forma correta. E o segundo motivo é porque a aferição dos taxímetros é previsto em lei para todos os municípios com mais de 50 mil habitantes, e somente com esta aferição é importante para os benefícios tributários que o taxista tem direito como isenção de IPVA, isenção de alíquotas e impostos federais que permitem aquisição de veículos novos com valor subsidiado, portanto é de grande importância que os taxistas façam a aferição”, ressaltou Pádua.
Ainda de acordo com Pádua Nazareno, o Inmeq/MA, que órgão delegado do Inmetro no estado, as aferições de taxímetros eram realizada até o ano passado em São Luís, o que obrigava os taxistas a se locomover com seus veículos a capital para a aferição.
“Entende-se que para os taxistas a verificação e o lacre do equipamento é uma garantia de segurança ao consumidor no que diz respeito ao valor da corrida”, enfatizou Pádua.