MOBILIDADE

Após quase 5 anos de espera, ponte em São José de Ribamar é inaugurada

A obra com 220 metros de extensão anunciada em 2016 pelo Governo do Estado está sendo construída sobre o Rio Paciência

Ponte interligará alguns bairros e facilitará acesso ao Shopping Pátio Norte. (Foto: Divulgação)

A espera de mais de 4 anos parece que finalmente vai chegar ao fim. Projetada para garantir mais fluidez no trânsito e oferecer melhorias para a mobilidade da população, a Ponte Pátio Norte, localizada no município de São José de Ribamar, já tem data para ser inaugurada: o mês de setembro.

A obra com 220 metros de extensão anunciada em 2016 pelo Governo do Estado está sendo construída sobre o Rio Paciência e deve desafogar o trânsito na região da Forquilha, já que fará uma conexão da MA-201, desde a Estrada de São José de Ribamar, onde a ponte faz uma ligação direta à rua que passa em frente ao Shopping Pátio Norte, até à MA-202, na intercessão do acesso à Ponte com a Estrada da Maioba, próximo às avenidas C e Contorno Sul, chegando a Jerônimo de Albuquerque, próximo ao Terminal da Cohab.

A Ponte Pátio Norte vai reduzir cerca de 6 quilômetros de distância para quem precisa se deslocar entre o Maiobão e o Cohatrac, onde mais de 200 mil pessoas residem nos bairros vizinhos. E os benefícios especialmente quanto à mobilidade, já são motivo de expectativa e felicidade de muitos moradores.

Foto: Reprodução
(Leandro Sousa Sinfra)

Rayane Greyce, executiva comercial do shopping Pátio Norte, conta que ficou feliz quando soube que a ponte beneficiaria seu bairro e que o acesso pela nova ponte vai facilitar o trajeto de muitas pessoas. A executiva comercial acrescenta ainda que a construção deve dar um gás e impulsionar o crescimento nas vendas do comércio local.

“Assim como em lojas menores, acredito que o aumento das vendas seja refletido também aqui no Pátio Norte, que é um dos shoppings mais completos que existem. Com essa opção de deslocamento rápido, vamos poder atender o público do Cohatrac e áreas vizinhas”, afirma Rayane.

Quem também está comemorando a construção da ponte Pátio Norte é o supervisor de estacionamento do Shopping Pátio Norte, morador da Estrada da Maioba, Joseph Fernandes, que diz que uma das grandes melhorias trazidas por essa obra será na diminuição do tempo em que leva para ir ao trabalho e também na economia do combustível.

“Acredito que a questão de mobilidade vai ser uma das melhorias mais visíveis, especialmente pra mim que trabalho aqui no shopping e vou poder encurtar o tempo no deslocamento. Eu levo em média de 15 a 20 minutos, porque ainda tenho que passar pela Forquilha, mas com a ponte acredito que isso pode diminuir para 5 minutos. Sem contar na economia de combustível que muita gente vai ter, além de dar um aspecto visualmente mais bonito para a região. Esperamos por longos anos, mas agora acredito que tudo vai melhorar porque vai ser possível dividir a questão dos acessos a outros bairros, o que vai facilitar na fluidez do trânsito e principalmente na diminuição do congestionamento”, conta.

Obras

Foto: Divulgação

De acordo com a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), os serviços executados seguem adiantados no local, onde os trabalhos de pavimentação dos acessos e da ponte já foram iniciados, e avançam para o status de finalização da obra.

Para realizar a obra, foi feita primeiramente a instalação da chamada “ponte branca”, ou seja, uma ponte de madeira, construída previamente para proporcionar mobilidade aos funcionários da obra durante a construção da ponte oficial de concreto, que fica acima da ponte branca. A estrutura provisória será retirada no término da obra.

Por meio de nota, a Singra afirmou que nesta fase final, a obra que compõe o novo Corredor de Ligação da MA-201 com a MA-202, está passando pela realização de serviços de acabamento como: iluminação, pavimentação dos acessos (cabeceira), geometria de intercessão com a MA-202 para sinalização, bem como os serviços de meio-fio e sarjeta.

“Por ser um ponte de 220 metros em vias urbanas, o processo exige uma maior logística das equipes. Com uma área mole, a cravação das estacas e o esforço estrutural nas cabeceiras fazem parte, também, de fases importantes da obra”, concluiu a Sinfra.

Além disso, foi feita também a pavimentação de ruas do entorno, para melhorar o fluxo de veículos na área.  A previsão inicial de entrega era para o segundo semestre do ano de 2018. De acordo com o Governo do Estado, os serviços estão orçados em mais de R$ 10 milhões de reais

Também por meio de nota, quanto às possíveis novas linhas de ônibus que podem passar pela região, a Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), ressaltou que ainda está realizando um estudo técnico para, posteriormente, implantar as linhas que irão trafegar pela localidade.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias