EM SÃO LUÍS

91% dos prédios vistoriados pelos Bombeiros em São Luís apresentam alguma irregularidade

Alguns dos 66 condomínios estão com a certificação em dia, mas não têm a manutenção dos equipamentos

Reprodução

De acordo com o coronel Célio Araújo do Corpo de Bombeiros do Maranhão, dos 72 prédios residenciais vistoriados pelo Corpo de Bombeiros nos últimos dias, 66 estão irregulares. Ou seja, 91%. Alguns estão com a certificação em dia, mas não têm a manutenção dos equipamentos. A certificação disponibilizada pelo órgão tem a validade de um ano. Porém, existem manutenções que devem ser realizadas mensalmente e semanalmente, sendo responsabilidade do condomínio. E muitos estão pendentes.

O Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMMA), realizou uma coletiva de imprensa nesta manhã para apresentar os resultados da operação. A vistoria técnica teve início na última segunda-feira (24), a operação foi realizada em condomínios residenciais da região metropolitana em São Luís. A vistoria teve como objetivo prevenir incêndios e detectar possíveis irregularidades no sistema de segurança anti-incêndio do prédio.

Multas

As multas são direcionadas apenas para os condomínios reincidentes, ou seja, que receberam notificação e após os 30 dias não realizaram as manutenções necessárias.

Leia também:

Durante a operação é realizada a vistoria da acessibilidade do prédio para passagem de viaturas do Corpo de Bombeiros, e outros elementos de segurança que vamos listar para você.

Itens de segurança que condomínios precisam ter em caso de incêndio:

Extintores, mangueiras e hidrantes

Esse material deve passar por manutenção anualmente. Todos os hidrantes do local devem estar com a mangueira corretamente enrolada e conter bico e chave “storz”. Todos devem ter o selo do INMETRO.

Porta corta-fogo

Esse é um dos itens mais importantes em caso de incêndio, a porta corta-fogo vai garantir a saída segura dos moradores em caso de incêndio.

Essa portas não devem ficar trancadas, desobstruídas e fechar sozinhas após ser aberta. A porta corta-fogo deve passar por manutenção a cada seis meses.

Seguro

Você sabia que todo condomínio é obrigado por lei ter uma cobertura contra incêndios? Mas para poder receber o benefício é necessário que o local esteja cumprindo com todas as suas obrigações legais.

Escadas

As escadas devem estar sempre totalmente desobstruídas e não deve ter nenhum tipo de portão ou portas nas escadas.

Os corrimãos devem ser contínuos e na altura adequada exigida pelo corpo de bombeiros. O sistema de iluminação de emergência deve ter manutenção em dia.

Coletiva de imprensa

Durante uma entrevista, o major Lisboa do Corpo de Bombeiros do Maranhão explicou sobre os procedimentos e itens necessários para que as edificações estejam de acordo com as normas. Segundo ele, caso edifício apresente problemas e faltas nos itens, é estabelecido um prazo de 30 dias para que se resolva. Veja o vídeo ao fim da matéria.

“É necessário o certificado de aprovação, que é um documento que formaliza as condições mínimas de segurança que a edificação oferece. Nós observamos desde a acessibilidade ao prédio com viaturas de combate ao incêndio, à existência de extintores e alarmes de incêndio, saídas, sinalização e luminárias de emergência. Após o CB realizar a vistoria e elencar as notificações em observação, é concedido um prazo de 30 dias para que seja feita a adequação, em alguns casos em que essa adequação não é possível, o prazo é ampliado para que o gestor possa sanar os problemas”, explicou o major Lisboa do Corpo de Bombeiros.

Vídeo: Reprodução.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias