22 pontos da orla de São Luís estão impróprios para banho, diz Sema
Todos os trechos de praias analisadas da orla de São Luís estão impróprias para o banho
De acordo com levantamento divulgado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), que considerou o período de 24 de julho a 3 de agosto, todos os trechos de praias analisadas da orla de São Luís estão impróprias para o banho.
Na coleta foram analisadas amostras de água de 22 pontos distribuídos nas praias da Grande Ilha. Sendo averiguados sete pontos da Avenida Litorânea, três pontos da Ponta d’Areia e apenas um ponto da praia Ponta do Farol.
Já no Olho d’Água foi coletado água do mar nos pontos próximos à descida da rua São Geraldo, elevatória Iemanjá e antes das falésias.
Na praia do Araçagi, as coletas da água do mar foram próximo à descida principal da praia e em frente ao bar da Atalaia. Também foram feitas coletas em pontos das praias do Porco, Mangue Seco e Praia do Meio.
Veja os riscos de tomar banho em praias impróprias:
A exposição às águas impróprias para banho podem acarretar riscos à saúde, devido à essas águas receberam uma quantidade adicional de esgotos sanitários. Ao tomar banho áreas contaminadas, o cidadão é exposto à diferentes tipos de bactérias, vírus e protozoários que podem causar diversas doenças, desde infecções na pele até doenças gastrointestinais.
O risco de contaminação não está presente somente no ato do banho, mas também na ingestão de pescados e mariscos provenientes das áreas infectadas.