FISCALIZAÇÃO

Vigilância Sanitária interdita estruturas do “Posto A” na Península após aglomerações

Local teve aglomeração após pagode ser realizado no domingo (26)

Equipes da Vigilância Sanitária e da Polícia Militar vistoriaram e interditaram barracas e estruturas montadas na praia da Península, no chamado “Posto A”, na manhã desta segunda-feira (27), após aglomerações com movimentação e festas serem registradas no último fim de semana na capital.

A ação foi acompanhada por agentes da Blitz Urbana e Polícia Militar, que isolaram a estrutura montada na praia. Veja o vídeo:

De acordo com declarações de Carlos Lula, Secretário de Saúde do Estado do Maranhão, a ação de interdição do local buscou interromper as aglomerações que vinham ocorrendo com frequência aos fins de semana, para a segurança da população em tempos de pandemia.

O secretário enfatizou ainda que o governo não é contra as atividades empreendedoras, mas as normas sanitárias devem ser seguidas e o distanciamento social continua sendo indispensável para a segurança da população em tempos de pandemia.

Segundo relato de moradores, um pagode teria sido realizado no último domingo (26), com a presença de dezenas de pessoas. Ainda de acordo com pessoas que moram próximas ao local, desde a reabertura de bares e restaurantes, o novo ponto vinha atraindo diversos grupos, causando aglomerações.

Diversas pessoas aglomeradas na faixa de areia neste domingo. Foto: Reprodução /
Redes Sociais)

Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) se manifestou sobre as aglomerações registradas no último domingo (26) na região da Península da Ponta d’Areia e afirmou que segue realizando ações educativas, e, quando necessário, de autuação, sobre o uso de máscara, além . Confira na íntegra:

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que a Vigilância Sanitária Estadual atua em conjunto com as Vigilâncias Sanitárias dos Municípios orientando os donos de bares, restaurantes e similares sobre os protocolos sanitários para abertura segura dos estabelecimentos, além de realizar fiscalização para verificação do cumprimento das medidas sanitárias de enfrentamento à Covid-19 nestes estabelecimentos.

Em razão do descumprimento das medidas sanitárias descritas na Portaria n° 42, o estabelecimento na Península da Ponta da Areia que promoveu aglomeração durante o final de semana foi fiscalizado e interditado pela Vigilância Sanitária, nesta segunda-feira (27).

Por fim, vale ressaltar que a SES segue realizando ações educativas, com foco na atuação pedagógica e, quando necessário, de autuação, sobre o uso de máscara e constante higienização das mãos, a fim de conscientizar a população da importância das medidas sanitárias de enfrentamento da Covid-19.

Fiscalizações

No último sábado (25) bares e restaurantes localizados na Avenida Litorânea foram alvo de fiscalizações em São Luís.

A ação foi coordenada pelo Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA), m parceria com a Vigilância Sanitária, Polícia Militar e Detran para verificação dos protocolos sanitários de combate à Covid-19.

Na Estrada do Araçagi, uma casa de eventos foi interditada por descumprir a proibição de funcionamento de casas de show.

Coronavírus no Maranhão

O Maranhão registra um total de 113.891 casos confirmados da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. O dado é referente ao último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Estado da Saúde (SES) na noite deste domingo (26).

De acordo com o boletim da SES, em 24h, 328 casos da doença foram contabilizados. Destes, 87 foram na Grande Ilha de São Luís, 4 em Imperatriz e 237 nos demais municípios.

O número de óbitos pela covid-19 no estado chegou a 2.923. Já o número de pessoas com o vírus ativo diminuiu para 9.329. Dessas pessoas, 8.704 estão em isolamento social, 370 internadas em enfermaria e 255 em leitos de UTI.

A SES também informa no boletim que os 25 novos óbitos foram registrados nas seguintes cidades: Barreirinhas (1), Olinda Nova do Maranhão (1), Trizidela do Vale (1), Bacabeira (1), Alto Alegre do Maranhão (1), Timon (1), São Mateus (1), Balsas (1), Santa Inês (2), Matinha (1), Santa Luzia (2), Bacabal (2), São José de Ribamar (2) e São Luís (8).

Desses novos óbitos, apenas um foi registrado nas últimas 24 horas. Os demais ocorreram em dias/semanas anteriores, e aguardavam resultado de exame laboratorial.

O número de pessoas recuperadas da covid-19 no Maranhão aumentou para 101.639, conforme o boletim da SES. No estado, 2.957 profissionais da área de saúde foram registrados com o novo coronavírus, estando 2.831 deles recuperados e 54 foram a óbito. Além disso, o boletim retrata que 249.289 testes foram realizados para detecção da covid-19, sendo 132.633 descartados e 5.154 suspeitos.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias