MARANHÃO

93,5% dos municípios maranhenses não têm esgotamento básico

De acordo com a pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 14 cidades a população tem acesso a esgotamento sanitário por rede coletora

Reprodução

O Maranhão registrou um dado negativo relativo a esgotamento sanitário para a população do estado. De acordo com a pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulga da ontem, quarta-feira (22), 68% da população que reside no território maranhense não tem acesso a esgotamento sanitário por rede coletora. A pesquisa reúne dados do ano de 2017.

Os dados são resultados do Suplemento de Saneamento da Pesquisa de Informações Básicas Municipais – MUNIC 2017. Nesse suplemento, duas variáveis básicas foram investigadas: existência de serviço de esgotamento sanitário por rede coletora e de serviço de abastecimento de água por rede geral de distribuição.

6,5% tem esgotamento

Também no estudo realizado pelo IBGE, dos 217 municípios do estado, apenas 14 havia serviço de esgotamento sanitário por rede coletora, o que representa apenas 6,5% dos municípios maranhenses. 32% da população do Maranhão se encontram nessas cidades.

No Nordeste e no Brasil, 51,3% e 59,2% dos municípios possuíam esse serviço, respectivamente.

Em nenhuma das 14 cidades do Maranhão com serviço de esgotamento sanitário por rede coletora havia uma secretaria municipal específica para tratar do assunto.

Em quatro dessas cidades, um órgão da administração indireta tratava do assunto, a exemplo de uma autarquia; em oito delas, o setor de esgotamento sanitário era associado ou subordinado a algum setor ou secretaria municipal; em duas delas, não havia uma estrutura administrativa para tratar do assunto; e em uma, o setor era subordinado diretamente à chefia do Executivo municipal.

Dos 14 municípios maranhenses dotados de serviço de esgotamento sanitário por rede coletora em 2017, apenas o município de Codó possuía registro do número de domicílios que utilizavam fossa séptica.

Esse controle é importante para melhor gerenciar o espaço ambiental no que diz respeito aos lençóis freáticos. E, somente as prefeituras dos municípios de Bacabal e de São Luís relataram presença de serviço de esgotamento sanitário por rede coletora em suas áreas rurais, contudo, não em toda a área rural, apenas numa parte dela.

Em seis municípios, a prefeitura mantinha um corpo técnico específico que operava o serviço de esgotamento sanitário por rede coletora.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias