RECICLAGEM

Não jogue fora! Veja como reaproveitar materiais que iriam para o lixo

Em cadeia, essa produção de lixo caseiro pode representar sérios problemas para o meio ambiente

O lixo produzido em casa pode se transformar em objetos reutilizáveis no dia a dia

Com mais tempo em casa, por causa do isolamento social imposto pela Covid-19, a produção de lixo tem aumentado em muitos lares Brasil afora. Em cadeia, essa produção de lixo caseiro pode representar sérios problemas para o meio ambiente, uma vez que grande parte da população brasileira ainda não tem o hábito de fazer, em casa, a coleta seletiva.

A dona de casa Socorro Almeida (51) conta que há mais de 5 anos faz a parte dela, em casa, onde mantém duas lixeiras na área de serviço, no quintal, para separar o lixo reciclável do lixo orgânico. “Somente o lixo orgânico vai parar no caminhão compactador da coleta regular. No início, minha família achava que isso era bobagem, mas com o tempo todos viram que a atitude é a correta mesmo”, ressalta Socorro.

Quanto mais delivery, mais lixo em casa

Com todo tipo de resíduo acumulado nos aterros sanitários, os danos ao meio ambiente são drásticos. De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), que tem 41 empresas associadas, a produção de lixo domiciliar teve uma elevação de mais de 10%, e pode chegar a 20% a mais, grande parte formada por resíduos recicláveis.

Um dos fatores que explicam isso é o aumento das compras por internet ou telefone, para entrega via delivery. “As pessoas passaram a receber mais produtos embalados, e essas embalagens plásticas e de papel, que são recicláveis, passaram a ir para o lixo comum, quer seja pela falta de hábito na seleção dos diferentes tipos de resíduos quer seja pela indisponibilidade de sair de casa em meio ao isolamento social para levar esses resíduos a um Eco Ponto da Prefeitura [de São Luís-MA], por exemplo, onde cada resíduo tem sua correta destinação”, observa o biólogo Sílvio Marinho.

Ao descartar embalagens, por exemplo, as pessoas jogam fora recursos naturais. “Para produzir essas embalagens, muitos materiais feitos a partir de recursos não renováveis, como petróleo e minerais, são utilizados”, esclarece o especialista, que aponta, ainda, outros graves impactos da destinação inadequada do lixo, como a contaminação da água, do solo e a poluição do ar.

No mês e na semana em que se reflete sobre a importância do meio ambiente (5 de junho é Dia do Meio Ambiente), deve-se lembrar que uma das formas mais efetivas de se ter uma vida mais sustentável é adotando práticas que visem o reaproveitamento do lixo doméstico.

Criatividade e reciclagem

Para ajudar você a adotar atitudes mais conscientes e ecologicamente corretas, O Imparcial preparou algumas ideias que lhe farão pensar duas vezes antes de jogar qualquer coisa fora. Confira!

Vasos de plantas com garrafas pet

vaso de plantas feito com garrafas pet

As garrafas de plástico, como as garrafas pet, são um dos símbolos mais emblemáticos da reciclagem. Por isso, nossa primeira dica é um vaso de plantas feito com esse material. Você só precisa de uma garrafa pet, tesoura e tinta (de preferência, à prova d’água).

Passo a passo: Corte a garrafa horizontalmente, retirando a parte de cima e a deixando cerca de 15 cm de altura. Em seguida, pinte da cor que preferir e deixe secar, nessa hora solte a criatividade. E pronto! Basta escolher a semente e plantar. O mesmo pode ser feito com potes de margarina ou manteiga.

Chaveiro de rolha

Chaveiro feito de rolhas

Apreciar um bom vinho no fim do dia é um ótimo programa, mas já pensou em reaproveitar a rolha da garrafa que foi aberta? Saiba que ela pode se transformar em um charmoso chaveiro. Para essa dica, vamos precisar apenas de uma rolha, uma argola para chaveiro e um parafuso de olho.

Passo a passo: Perfure a superfície da rolha com o parafuso de olho e em seguida encaixe a argola para chaveiro. Simples e prático!

Estojo de caixa 

Estojo produzido com caixas

Este estojo reciclado pode ser uma ótima alternativa para organizar material escolar, ou, quem sabe, até ajudar a organizar as ferramentas de costura, como tesouras, botões, fitas e canetas. Para esse item você vai precisar de uma caixa de leite vazia, tesoura, tecido e cola.

Passo a passo: Com a caixa de leite limpa e seca, recorte as emendas da parte de cima e de baixo. Depois, recorte também os quatro bicos da caixa.  Junte todas essas aberturas com a fita crepe, para a caixa ficar bem certinha. Depois, recorte toda a parte de cima da caixa de leite para abrí-lo como um estojo. Para reforçar, cole papelão no fundo e nas laterais do estojo. Em seguida, escolha um tecido e encape-o. Pronto, seu estojo já pode ser usado.

Garrafa decorada

Garrafas decoradas com pequenos adereços

Lembra aquela garrafa de vinho ou espumante que usamos na dica 2? Chegou a hora de reaproveitar a garrafa. Aqui, além da garrafa, vamos precisar de barbante e cola de isopor.

Passo a passo: Com a garrafa limpa e seca, pegue a cola, passe ao redor e, em seguida, passe cuidadosamente o barbante em volta da garrafa, espere secar e, para finalizar, encha a garrafa pela metade com água. Pode colocar uma flor. Se preferir, também pode pintar o barbante direto na garrafa.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias