Diretor de funerária diz que morrem mais de 20 pessoas em um dia e faltam caixões em São Luís? Checamos
Ainda de acordo com o áudio, o diretor teria afirmado também que, diante dos índices, o número de caixões seria insuficiente.
![](https://oimparcial.com.br/app/uploads/2020/04/Central-de-velórios.jpg)
Divulgação
Em um suposto áudio que circulou em grupos de WhatsApp locais, um dos diretores do grupo empresarial especializado em serviços funerários Pax União, teria afirmado que o Governo do Estado estaria escondendo a real quantidade de óbitos causados pelo novo coronavírus (covid-19) e que apenas em São Luís, estariam morrendo mais de 20 pessoas por dia.
Ainda de acordo com o áudio, o diretor teria afirmado também que, diante dos índices, o número de caixões seria insuficiente.
“[sic] Aqui, a gente faz entre 10 e 15 funerais por dia. (…) E o pior é que dia 15 eu tinha 850 caixões no estoque. Hoje, eu tô apenas com 330. A previsão de chegar é só daqui a uma semana. Vou ficar sem caixão”, aponta a mensagem enviada no áudio.
No áudio falso, a pessoa chega a citar que um dos hospitais particulares da capital seria um foco de óbitos pela doença, incentivando ainda que a população não se dirigisse ao local para tratar-se do vírus.
À redação de O Imparcial entrou em contato com o diretor que afirmou que não enviou o áudio e as mensagem são falsas.
Moacir Machado Júnior, que seria o autor do áudio, desmentiu a informação, confirmando que a notícia é falsa e que registrará boletim de ocorrência sobre o caso.
“O áudio não é de minha autoria. Infelizmente, nesse momento pessoas inescrupulosas resolvem usar pessoas de bem para disseminar o pânico”, afirmou sobre a fake news espalhada com seu nome.
Dados oficiais
Segundo o mais recente boletim emitido pelo Governo do Estado, na segunda-feira (27), já foram contabilizados 2528 casos no Maranhão. Deste número, fazem parte 1850 pessoas estão lutando contra a doença, 533 casos em que houve recuperação e 145 pessoas que chegaram a óbito.