FIQUE ATENTO

Saiba como identificar um relacionamento abusivo

Ao contrário da violência física, o relacionamento abusivo tem seus indícios bem sutis e podem acabar passando despercebido

Divulgação

Muitas vezes quem está dentro de um relacionamento abusivo não consegue enxergar o que está se passando, mas existe alguns sinais que você deve ficar atento. Ficar em alerta para pequenos detalhes é muito importante, lembrando que violência doméstica não é apenas a violência física, ela toma outras formas como, psicológica, sexual, patrimonial e moral.

Leia também: 12 aplicativos de denúncia que ajudam mulheres na luta contra o feminicídio

Ao contrário da violência física, o relacionamento abusivo tem seus indícios bem sutis e podem acabar passando despercebido. Vamos pontuar algumas coisas em que você deve ficar atento caso esteja vivendo ou conhece alguém que esteja nessa situação.

Ciúmes excessivo

O ciúme excessivo várias vezes justificado como medo de perder a pessoa amada. Um dos primeiros sinais de que o relacionamento está se tornando abusivo é o ciúmes excessivo, a pessoa quer ter o controle da vida do(a) companheiro(a).

Controle

Controle e preocupação são duas coisas muito diferentes, existem limites e eles precisam ser respeitados. Dizer que roupa você vai usar, com quem vai falar, o que pode ou não fazer, são coisas desse tipo que o abusador utiliza como justificativa por “amar demais” e por isso tem uma preocupação além do normal. Frases como “Eu te amo demais e por isso estou tendo essa atitude” são coisas que sempre vão ser ditas para justificar o erro.

Afastamento de outras pessoas

Quanto mais dependente a vítima estiver do abusador e do suposto grande amor, mais ele vai afastar a vítima de outras pessoas usando coisas como “essa sua amiga é má influência”, o “colega de trabalho dá em cima de você”. Isolando a vítima de tudo e de todos até que ela fique ainda mais dependente emocionalmente do relacionamento.

Manipulação

Uma das formas mais comuns de manipulação é a chantagem, a vítima discordando do companheiro já é motivo para uma chantagem emocional envolvendo várias coisas, principalmente o término do relacionamento.

Se você estiver em uma dessas situações procure ajuda, um relacionamento abusivo pode causar diversas consequências, não acredite no mito da mudança, existem vários casos mas dificilmente alguém vai mudar da água para o vinho e enxergar que estava sendo abusivo no relacionamento.

VER COMENTÁRIOS
veja também
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias