Retirada do óleo de navio está prevista para o dia 12
Não foi detectado nenhum vestígio de óleo no mar, nem mudanças na inclinação do navio.
Está previsto para o dia 12 de março o início remoção de óleo do navio MV Stellar Banner que está encalhado na costa do Maranhão desde o dia 26 de fevereiro. O plano de remoção recebido no dia 8 de março, foi aprovado nesta segunda-feira (9) pela Marinha do Brasil.
A remoção que estava prevista para o dia 10, teve que ser adiada por conta das condições meteoceanográficas (variação de maré) no local em que o navio está encalhado.
A reunião que tratava sobre as atuais condições do navio realizada na tarde de ontem (9), contou com a participação de representantes da Vale S.A, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Gerência Ambiental do Porto do Itaqui, Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Polícia Federal e Agentes Marítimos.
Leia também:
- Mergulhadores realizam inspeção em casco de navio encalhado no Maranhão
- Marinha do Brasil faz reunião para definir ações sobre navio encalhado
- 7 coisas que você precisa saber sobre o navio encalhado no Maranhão
Na ocasião, foi informado que após um sobrevoo no local, não foi detectado nenhum vestígio de óleo no mar, nem mudanças na inclinação do navio.
No momento, estão sendo usados para o monitoramento do navio os seguintes meios: Navio de apoio oceânico “Iguatemi”; navio hidroceanográfico “Garnier Sampaio”; um helicóptero UH-15; e quatro embarcações da Capitania dos Portos do Maranhão. Estão atuando no local do encalhe: cinco rebocadores; um drone com câmera térmica; um helicóptero S-76C e três embarcações de suporte às atividades de contingência de derramamento de óleo (OSRV).
As empresas e órgãos envolvidos permanecem em estreita coordenação com a Autoridade Marítima, com o objetivo de solucionar o ocorrido com maior brevidade. Todos procurando obedecer as normas e procedimentos de segurança, priorizando a mitigação de riscos à poluição e à navegação.
Diz a nota da Marinha do Brasil
Entenda o caso
Um navio, com problemas no casco, foi forçado a ser encalhado, a cerca de 100 km (65 milhas náuticas) da costa da capital maranhense, fora da poligonal do Porto. O navio MV Stellar, que é de propriedade da empresa sul-coreana Polaris saiu do Terminal Portuário da Ponta da Madeira, em São Luís.
O navio está parcialmente submerso em região próxima ao litoral do Maranhão. A embarcação tem bandeira das Ilhas Marshall, um país da Oceania, e tinha como destino a cidade de Qingdao, na China.