MEIO AMBIENTE

Retirada do óleo de navio está prevista para o dia 12

Não foi detectado nenhum vestígio de óleo no mar, nem mudanças na inclinação do navio.

Reprodução

Está previsto para o dia 12 de março o início remoção de óleo do navio MV Stellar Banner que está encalhado na costa do Maranhão desde o dia 26 de fevereiro. O plano de remoção recebido no dia 8 de março, foi aprovado nesta segunda-feira (9) pela Marinha do Brasil.

A remoção que estava prevista para o dia 10, teve que ser adiada por conta das condições meteoceanográficas (variação de maré) no local em que o navio está encalhado.

A reunião que tratava sobre as atuais condições do navio realizada na tarde de ontem (9), contou com a participação de representantes da Vale S.A, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Gerência Ambiental do Porto do Itaqui, Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Polícia Federal e Agentes Marítimos.

Leia também:

Na ocasião, foi informado que após um sobrevoo no local, não foi detectado nenhum vestígio de óleo no mar, nem mudanças na inclinação do navio.

No momento, estão sendo usados para o monitoramento do navio os seguintes meios: Navio de apoio oceânico “Iguatemi”; navio hidroceanográfico “Garnier Sampaio”; um helicóptero UH-15; e quatro embarcações da Capitania dos Portos do Maranhão. Estão atuando no local do encalhe: cinco rebocadores; um drone com câmera térmica; um helicóptero S-76C e três embarcações de suporte às atividades de contingência de derramamento de óleo (OSRV).

As empresas e órgãos envolvidos permanecem em estreita coordenação com a Autoridade Marítima, com o objetivo de solucionar o ocorrido com maior brevidade. Todos procurando obedecer as normas e procedimentos de segurança, priorizando a mitigação de riscos à poluição e à navegação.

Diz a nota da Marinha do Brasil

Entenda o caso

Um navio, com problemas no casco, foi forçado a ser encalhado, a cerca de 100 km (65 milhas náuticas) da costa da capital maranhense, fora da poligonal do Porto. O navio MV Stellar, que é de propriedade da empresa sul-coreana Polaris saiu do Terminal Portuário da Ponta da Madeira, em São Luís.

O navio está parcialmente submerso em região próxima ao litoral do Maranhão. A embarcação tem bandeira das Ilhas Marshall, um país da Oceania, e tinha como destino a cidade de Qingdao, na China.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias