12 aplicativos de denúncia que ajudam mulheres na luta contra o feminicídio
Provavelmente ao terminar de ler esse texto, pelo menos cinco mulheres terão sido violentadas no Brasil. E se você pudesse ajudar a evitar?
O Brasil é um dos países que mais mata mulheres por crimes de ódio baseados em gênero. Estima-se que 12 pessoas do sexo feminino sejam mortas diariamente. O criminoso, na maioria dos casos, é alguém próximo à vítima, como um companheiro.
Por medo, vergonha e/ou culpa, muitas mulheres deixam de ir à delegacia mais próxima denunciar. O que pouca gente sabe, é que além dos meios tradicionais de denúncia, existem aplicativos muito úteis e que diversas vezes, são uma saída eficaz para mulheres que estão precisando de ajuda.
Nesta matéria, selecionamos 12 apps que valem a pena conhecer!
SOS Mulher
Uma iniciativa do Ministério Público do Estado do Amapá, o aplicativo permite que a mulher registre até cinco contatos de emergência que podem ser ativados através de mensagens automáticas. Outra coisa muito interessante é o espaço dedicado a depoimentos pessoais, que vão desde desabafos sobre casos de assédio até textos empoderadores para vítimas, estimulando que elas sempre denunciem os criminosos. O aplicativo está disponível apenas para iOS.